De um lado, a comunidade artística esperançosa, do outro, o público ansioso. Após o recuo cultural, devido ao período pandêmico vivido nos últimos anos aqui, como em todo o mundo, Blumenau e região acompanha agora a retomada dos grandes eventos culturais.
Em um movimento de abre alas, o 33º Fitub toma a frente, com início nesta quinta-feira (7/07/22), seguindo até o domingo (10), oferecendo gratuitamente à comunidade uma programação com mais de 50 atrações, entre espetáculos de teatro, apresentações musicais, oficinas teatrais, ações com crianças e jovens nas escolas, cumprindo ainda o papel pedagógico de realizar encontros para o debate acadêmico da área, envolvendo o estudo, a pesquisa e a produção em teatro.
A abertura oficial será às 20h, no Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes. O público acompanhará o espetáculo “Das Alturas de Mim Mesmo”, com Mauro Braga e direção de Lu Lopes, da Cia Oruã, de Campinas. Com músicas autorais tocadas num violoncelo, danças em cima de uma bola de equilíbrio e momentos de intimidade com a plateia, o artista apresenta, delirantemente, sua autobiografia. São 60 minutos e classificação indicativa é 12 anos.
“Para nós, da classe artística, é um momento esperado e muito especial, após a pandemia ter nos afastado de maneira tão radical da nossa natureza, que é o fazer arte em contato direto com o público. Estamos de braços abertos e com uma programação cheia de atividades para receber a comunidade”, destaca o Coordenador do Fitub Fábio Hostert.
Programação gratuita
Toda a programação do 33º Fitub é gratuita. Para espetáculos que ocorrem nos auditórios do Teatro Carlos Gomes ou na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais é preciso retirar ingressos nas respectivas bilheterias:
- A bilheteria de cada espetáculo abre a partir de 1h30min antes do início, no local onde ocorrerá a apresentação;
- A distribuição de ingressos obedecerá norma de atendimento preferencial;
- Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos para cada espetáculo;
- Os bilhetes não terão indicação de poltronas, com lugares dos auditórios sendo ocupados por ordem de chegada e disposição.
- Para espetáculos em áreas abertas, Mostra de Vídeo na Sala Nobre e apresentações musicais no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes não haverá bilheteria.
Inscrições em atividades pedagógicas e oficinas devem ser feitas via formulário, com links disponíveis no site e redes sociais.
Crianças e Jovens já participam de espetáculos antes do grande público
Oficialmente a programação do 33º Fitub começa neste dia 7, mas tem quem já esteja aproveitando o festival desde o dia 1º de julho. Crianças e adolescentes de alguns dos centros de educação infantil e escolas da cidade estão participando da Ação Teatro e Escola
Território Infâncias, em uma parceria entre Fitub e Sesc. Serão no total 12 apresentações de espetáculos convidados e mais de cinco oficinas envolvendo o jovem público. A Ação Teatro e Escola cumpre um dos objetivos do evento, plantando a semente cultural ainda na formação do indivíduo, para que no futuro este cidadão possa ser mais crítico à conjuntura social que viverá e mais sensível e admirador das artes.
Artistas estão convidados para o Cabaré do Fitub
O tradicional Cabaré do Fitub, que reúne artistas para apresentações de números, cenas, esquetes, música e interações, está com espaços para artistas da região que queiram se apresentar. O contato pode ser feito com a equipe organizadora, na Secretaria do Festival, no Teatro Carlos Gomes ou nas redes sociais.
A programação completa desta edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, realizado pela Universidade de Blumenau – Furb, está no site furb.br/fitub e publicada nas redes sociais usando o @fitub. Informações adicionais podem ser obtidas com a Divisão de Cultura da Furb, no e-mail festivalteatro@furb.br
Com informações de Iuri Kindler, assessor de imprensa para o 33º Fitub