32ª Festa Pomerana ocorre de 16 a 25 de janeiro em Pomerode (SC)

32_Festa-Pomerana
Evento que celebra as tradições germânicas no verão brasileiro já está consolidado no calendário dos apaixonados pela imigração

Pomerode (SC) é conhecida em todo o país como a cidade mais alemã do Brasil. E não é à toa. As marcas da imigração de pessoas vindas diretamente da região da Pomerânia estão em diversos aspectos culturais: na gastronomia, no idioma, na música, nas danças folclóricas, nas casas com arquitetura enxaimel e na preocupação com os detalhes. Tudo isso será novamente celebrado na 32ª Festa Pomerana, que ocorre de 16 a 25 de janeiro de 2015, no Parque Municipal de Eventos.

Considerada por muitos a celebração mais genuína das tradições germânicas em Santa Catarina, a Festa Pomerana é a precursora dos eventos que ocorrem na região.

Além da tradicional gastronomia típica, cinco marcas de chope e três pavilhões com música ao vivo simultaneamente, a festa tem na programação um culto em Plat (dialeto do alemão falado pelos imigrantes e ainda muito presente na comunicação local), desfiles externos, Fackelzug e Küchenmarch (desfiles internos que relembram as tradições de caminhadas com tochas e dança das cozinheiras), competições típicas (serrador, lenhador, chope em metro e É tudo linguiça!) e apresentações de danças folclóricas.

Da Casa da Gastronomia, saem diariamente do forno à lenha mais de 30 sabores de pães e cucas para que os visitantes possam levar o sabor da festa para casa.

A 32ª Festa Pomerana será a primeira a ter uma série de cartazes. O material, criado pela agência Penso, de Blumenau (SC), celebra três aspectos centrais do evento: a música, o chope e a gastronomia. Esses três elementos formam um coração, marca que há três anos é usada na comunicação do evento.

Texto: Marina Melz

desfile-interno_Festa-Pomerana