31ª Oktoberfest divulga resultados da pesquisa que avaliou seus desfiles

Desfile Oktober 25-10-14 (97)
Foto: Luciano Bernz

Texto: Ana Matesco

98% dos espectadores recomendariam os desfiles oficiais da 31ª Oktoberfest Blumenau aos amigos. Para 33% deles, as pessoas que desfilaram foram as responsáveis pela alegria das apresentações na rua XV de Novembro. 28% afirmam que as pessoas são também responsáveis pela beleza dos desfiles. Esses são alguns dos resultados da pesquisa que avaliou a opinião e o grau de satisfação do público que prestigiou os desfiles oficiais da maior festa alemã brasileira de 2014.

A pesquisa, que analisou uma série de aspectos das apresentações, apontou que 18% dos entrevistados assistiram aos seis desfiles realizados nesta edição da festa, representando um aumento de quatro pontos percentuais em relação à 2013. 68% das pessoas afirmaram que o trânsito estava organizado e que a chegada à rua XV de novembro foi fácil. Em 2013, apenas 51% fizeram a mesma afirmação. Quanto à duração dos desfiles, 89% dos espectadores avaliaram como boa ou ótima, um quesito que em 2013 alcançou a marca de 83%.

Foi solicitado aos entrevistados que dessem notas de 1 a 10 a alguns aspectos. As bandas e fanfarras receberam a nota média de 9,38. Já a beleza dos carros alegóricos teve média de 9,37. O desfile como um todo recebeu a média de 9,34. O item que recebeu a melhor avaliação foi a beleza dos trajes típicos, com a nota média de 9,57. Quando questionados sobre as atrações que mais gostaram, 46,3% das pessoas apontaram o Schweinewagen como sua atração preferida em 2014.

O perfil dos espectadores também foi levantado e alguns dados são congruentes com os resultados da pesquisa realizada no Parque Vila Germânica durante o período da festa. Segundo os dados de 2013, 48% dos espectadores eram blumenauenses. Neste edição o número aumentou, chegando a 50,64% dos entrevistados. 51% disseram assistir aos desfiles acompanhados de suas famílias, dado que havia alcançado a marca de 42% no ano passado.

Para Janine Kuroski, integrante da diretoria da AskNew Pesquisa Marketing, empresa especializada desenvolveu, aplicou e analisou a pesquisa, “a Oktoberfest é um evento com gestão cada vez mais profissionalizada. Prova disso é a contratação de pesquisa de mercado com rigor estatístico e metodológico”. Janine explica que o fato de a pesquisa ter sido realizada pelo segundo ano consecutivo, proporciona a criação de um banco de informações que permite analisar e estruturar os desfiles a médio e longo prazo.

Ao todo, 398 espectadores foram entrevistados, uma média de 64 pessoas em cada um dos seis desfiles da 31ª da Oktoberfest Blumenau. A pesquisa na íntegra pode ser encontrada no link www.blumenau.sc.gov.br/downloads/sectur/relatorio_pesquisa_desfile_oktober.pdf . A Oktoberfest é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo e, neste ano, teve o patrocínio do Bradesco, SKY, Cia. Hering e Dotz.

via PMB