A 28ª Festitália apresentará ao público uma experiência completamente nova. Com o mote “A Cultura está na Mesa”, a programação vai se voltar para a gastronomia, com as opções clássicas que remetem à Itália, mas também com pratos contemporâneos inspirados numa das mais difundidas linhas gastronômicas do mundo. O evento vai de 21 de junho a 2 de julho, de quarta-feira a domingo, em Blumenau.
Essa evolução no olhar do evento para a gastronomia é, segundo o organizador Norberto Mette, uma mudança de paradigma do evento. “Nosso propósito é celebrar a Itália, valorizando a história e também olhando para o presente, para o estilo de vida que faz com que o país siga sendo referência em vários âmbitos”, diz. “Na comida, isso será refletido com clássicos que o público do evento já espera, mas também com novidades: releituras de pratos, criações inspiradas nos pilares da gastronomia italiana atual e assim por diante”, complementa.
Entre os restaurantes já confirmados estão o La Spezia, que completa 30 anos valorizando a gastronomia italiana em Pomerode (SC), e o Seu Porco, espaço dedicado à carne suína que tem entre os carros-chefe a porchetta, tradicional carne de porco temperada e recheada. A chef Nana Oliveira também está confirmada, e levará hambúrgueres e risotos inspirados na gastronomia italiana para o evento.
As bebidas não ficaram de fora da reformulação. A Dolomiti Wine Spirits será a importadora responsável por apresentar novidades em rótulos internacionais para os visitantes, que terão ainda opções artesanais e regionais. Um espaço dedicado a destilados e drinques também estreia na edição deste ano. “Coqueteis como o Negroni e o Spritz, que ganharam popularidade, são de origem italiana. Vamos valorizar isso na Festitália”, comenta Norberto. Destilados como o Limoncello também estarão disponíveis.
Quem prefere cerveja também terá mais opções a partir deste ano. Quatro marcas do Vale da Cerveja comercializarão rótulos no evento.
Baile de máscaras, desfile e 35 atrações culturais
O calendário de apresentações também foi ampliado para a 28ª edição. Serão 35 atrações culturais, que vão de grupos tradicionais de canto e dança a novas atrações. Nas sexta-feiras e sábados, a partir das 23h, DJs e bandas conhecidas do público por animarem outros eventos apresentarão shows inéditos, voltados para a cultura italiana.
No primeiro sábado (24), a partir das 20h30, acontece a Noite de Máscaras, quando acessórios inspirados nos carnavais venezianos serão distribuídos para que o público entre na brincadeira. Esta será a segunda edição da programação temática.
Já no domingo (25), uma atração inédita acontece no evento: um desfile temático, pela Rua Alberto Stein, em homenagem à imigração italiana no Vale do Itajaí.
Valorização da história dos imigrantes
Ao mesmo tempo em que o evento passará por um movimento de modernização no formato e nas atrações, a intenção do Lira Circolo Italiano di Blumenau em manter a memória dos imigrantes será ampliada. Um memorial que celebra a história dos primeiros italianos que ajudaram a colonizar a região poderá ser visitado.
Mais informações estão disponíveis no Instagram @festitaliablumenau.