Uma recente pesquisa encomendada pela Digital Turbine, plataforma de mídia on-device de apps pré-instalados em smartphones, revelou um raio-x sobre o uso dos celulares por parte dos brasileiros. Ela foi realizada em agosto e recebeu 846 respostas de todo país, representando 95% de significância.
“Motivados pela alta temporada de corrida dos aplicativos tanto por aquisição de novos usuários quanto por mais compras in-app, decidimos animar esse mercado ouvindo os brasileiros sobre o comportamento com smartphones, suas motivações para compras, e claro, a intenção de compras até o final deste ano.”, Digital Turbine.
Os dados mostram aquilo que é visível em qualquer lugar que você vai. Do universo de pessoas pesquisadas, 20% revelou que não ficam mais de 30 minutos longe do celular e 19% ficam no máximo 1 hora desconectado.
Dos que responderam a pesquisa, 92% já realizaram alguma compra pelo celular e 30% passaram a utilizar o aparelho ainda mais após o início da pandemia. Não é a toa que grandes redes tem apostado em aplicativos próprios e melhorado a sua estrutura de vendas online.
No pico das medidas restritivas, 40% dos brasileiros passaram a usar seus smartphones com mais frequência do que antes. Mesmo após esse período pandêmico, 59% responderam que irão continuar usando do mesmo jeito.
A telinha virou central de relacionamento com as pessoas e plataforma de trabalho. Por isso o comportamento de compras via smartphone mantém o cenário positivo. Tem boa parte das pessoas, mais precisamente 68%, que já preferem comprar pelo celular do que pelo computador.
Conta pontos a favor ser uma loja segura, que economize no frete e tenha uma plataforma fácil de navegar. Sobre os motivos que levam os brasileiros a preferir o smartphone para comprar, 70% é para ganharem tempo e 54% porque não precisam sair de casa na pandemia.
Mas ainda tem muitos que desconfiam e 24% disse que não considera a compra por celular muito segura. O computador ainda ganha na facilidade de navegação e visualização.
Sobre as vantagens da compra física, 68% dos brasileiros consideram poder experimentar e ver antes de comprar, e 58% considera vantagem não ter que pagar frete. Delivery e farmácia são as compras mais comuns por aplicativo. iFood lidera a lista de apps que já estavam nos celulares dos brasileiros antes da pandemia, e também a lista dos apps que baixaram após a pandemia.
Sobre a Digital Turbine
A plataforma de mídia on-device da Digital Turbine capacita a descoberta de aplicativos e conteúdo sem atrito, aquisição e engajamento de usuários, eficiência operacional e oportunidades de monetização.
Segundo a empresa, já foi adotada por mais de 40 operadoras móveis e fabricantes em todo o mundo, entregando mais de três bilhões de pré-carregamentos de aplicativos para dezenas de milhares de campanhas publicitárias. A Digital Turbine está sediada em Austin, Texas (EUA), com escritórios globais em São Paulo, Arlington, Durham, Mumbai, São Francisco, Cingapura e Tel Aviv. .