No último final de semana, foi realizado o 1º Torneio de Xadrez da Pró-Família, reunindo 50 alunos de diferentes idades. As aulas da mais nova modalidade oferecida para jovens e idosos pela Secretaria da Família de Blumenau, iniciaram em fevereiro deste ano.
O evento foi promovido pela coordenação de atividades voltadas à Criança e ao Adolescente, como forma de integrar os alunos e incentivar a prática da modalidade.
Mais de 50 alunos de diferentes idades participaram do 1º Torneio de Xadrez da Pró-Família, realizado no final de semana. Os participantes do torneio foram divididos em quatro categorias, das quais saíram os primeiros vitoriosos.
Na faixa dos seis a sete anos, venceram os alunos Joaquim Silva e Pedro Hackbarth. Já na categoria de oito anos, os vencedores foram João Victor Cristóvão e Fernando Muller. De 9 a 11 anos, quem ficou com o primeiro lugar foi o aluno Bernardo Schmidt, seguido pelos colegas Vitor Ferreira e Leandro Fischer. Por fim, na categoria de 12 a 16 anos, as vencedoras foram Paola Demarchi e Evellyn Lavini Souza Silva.
O secretário da pasta, Júlio César Pereira, destaca as várias habilidades desenvolvida pelo xadrez, como memória, concentração, tomada de decisões e planejamento. “Temos já cerca de 150 alunos do Criança e Adolescente participando, e ainda contamos com vagas disponíveis tanto para quem tem entre seis e 16 anos, como para a Terceira Idade”, destaca o secretário da Família” disse Pereira.
Durante o ano devem ocorrer novos torneios, como forma de estimular os alunos.
Outros eventos
Enquanto ocorria o torneio de xadrez, o prédio da Criança e do Adolescente também recebeu visitantes para a Exposição de Arte, feita com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da oficina de Artes Visuais da Pró-Família. A mostra durou o dia todo, aberta para familiares dos estudantes e para a comunidade.
Outra programação que ocorreu no mesmo dia foi a Oficina de Coque, Maquiagem e Costura para as turmas o balé. O objetivo foi orientar os pais e responsáveis pelos alunos, sobre como fazer os penteados e prepará-los para as aulas e apresentações.
Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith, da SECOM/BNU