Ampliar o controle de situações de deslizamento significa mais segurança para o futuro. E é planejando o futuro que a Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), iniciou nesta semana a instalação de 15 pluviômetros acoplados a sensores geotécnicos, as chamadas Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicos.
A cidade já possui instalados 34 pluviômetros do AlertaBlu e Cemaden, que medem a quantidade de chuva que cai em cada local. A inovação destes novos 15 aparelhos é a presença de sensores que identificam a quantidade de água que ficou retida no solo. O dado é essencial para constatar a possibilidade de um desastre.
Os aparelhos estão sendo instalados nos bairros Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Nova Esperança, Valparaíso, Progresso, Da Glória, Boa Vista, Vorstadt, Velha Grande, Escola Agrícola e Água Verde. A implantação passa por três fases: primeiro, são coletadas amostras do solo para ensaios laboratoriais; depois, é feita a montagem da infraestrutura para aplicação da PCD, e, por último, a instalação do aparelho em si, conexões, início de funcionamento e transmissão de dados.
Os equipamentos fazem parte do Projeto Remaden/Redegeo da Rede Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais. O projeto é financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) por meio do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Confira em quais localidades serão aplicados os aparelhos
- Rua Luiz Krutzsch, 474 – Fortaleza Alta
- Rua Helmuth Sievert, 98 – fundos Itoupava Norte
- Rua José Andrieti, 65 – Nova Esperança
- Rua Antônio Zendron, 1.660 – Valparaíso
- Rua Cidade de Gramado, 144 – Valparaíso
- Rua Cedro Alto, a frente do n 260 – Progresso
- Rua Ivaldo Boss, 328 – Da Glória
- Rua Lages, s/n – Boa Vista
- Rua Pedro Krauss Senior, 704 – fundos Vorstadt
- Rua da Figueira, 65 – Velha Grande
- Rua Madre Paulina, 44 – Velha Grande
- Rua Coripós, 717 – Escola Agrícola
- Rua Professor Trindade, 345 – Água Verde
- Rua Prof. Matheus Bragagnolo, 524 – fundos Escola Agrícola
- Rua Fritz Georg, 340 – Fortaleza Alta
Por Julia S. Schaefer [SECOM/BNU]