Para você que acompanha o site OBlumenauense todos os dias, percebe o quanto tem aumentado o número dos crimes envolvendo furtos e roubos. Além de combatê-los na rua, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está lançando uma campanha para concientizar a população sobre a importância de não comprar produtos provenientes dessa prática criminosa. Afinal se tem menos pessoas comprando, reduz um dos maiores estímulos na busca por dinheiro.
O projeto foi desenvolvido em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) e a Prefeitura Municipal de Blumenau. Ela é inspirada no projeto do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá (19ºBPM), que conseguiu obter ótimos resultados.
Para a campanha, foram espalhados vários outdoors por Blumenau com a chamada “Receptação é crime. Denuncie. Disque 190!”, além de panfletos que alertam sobre as consequências da compra de produtos roubados. Policiais Militares terão a missão de capacitar multiplicadores dos ensinamentos da atuação da arquitetura contra o crime e a deflagração do Projeto Vizinho Solidário. Essa ação acontecerá em toda área que abrange o batalhão.
Muitas pessoas esquecem que o receptador é tão criminoso quanto aquele que praticou o furtou ou o roubo. O crime que está tipificado no artigo 180 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 8 anos, além de multa. Aliás, a pena de quem recepta é maior do que quem furta/rouba.
Por isso desconfie de produtos abaixo do preço do mercado, de vendedores desconhecidos, ofertas tentadoras e outras vantagens que parecem fáceis demais. Lembrem que a maioria dos produtos roubados acabam virando moeda de troca na mão dos viciados o que alimenta o tráfico e uso de drogas.