Lixo deixado no réveillon de Balneário Camboriú (SC) surpreende

 

 

 

 

Por Claus Jensen | Fotos: divulgação

A prefeitura de Balneário Camboriú foi muito eficiente recolhendo a enorme quantidade de lixo deixada pela multidão que curtiu a virada de ano na praia mais famosa do Sul do país. Na manhã deste 1° de janeiro de 2020 haviam poucos sinais do público de um milhão de pessoas que foi ver os fogos de artifício do réveillon.

Garrafas de plástico e vidro, copos e todo tipo de embalagem foram recolhidos pelos 16 caminhões que limparam os seis quilômetros de praia. Uma triste cena que mostra o quanto precisamos trabalhar para melhorar a consciência em relação ao meio ambiente. Porque imagine se por alguma razão aquele lixo não fosse recolhido. As imagens mostram muitas garrafas de vidro, provavelmente algumas quebradas oferecendo risco à saúde das pessoas.

 

 

A mesma areia da praia tão desejada para estar nesse verão vira lixeira. A cena certamente se repetiu em todo país. Nem sempre o poder público oferece lixeiras em curtas distâncias, ou algumas estão totalmente danificadas como as da Rua 15 de Novembro no Centro de Blumenau, como já mostramos em duas matérias no portal Oblumenauense.

Estamos mal acostumados dando a culpa ao governo e aos políticos, como se fossem pessoas diferentes de nós. As escolas fazem ótimos trabalhos para educar a geração que vem aí. Iniciativas como a do empreendedor Tiago Santos, com sua barreira ecológica e bueiro inteligente mostram que as soluções são mais simples que parecem e merecem ser valorizadas, reproduzidas e melhoradas.