No final da manhã desta quarta-feira (4/12/19), criminosos invadiram uma agência do Banco do Brasil e outra da Cresol, ambas localizadas na Avenida Jorge Lacerda, região Central de Vidal Ramos (SC), no Alto Vale do Itajaí.
A porta foi quebrada e houveram muitos tiros para assustar a população e impor sua presença. Pelo menos quatro bandidos bem armados realizavam o roubo enquanto outros criavam um cordão humano para evitar a interferência da polícia.
A ação criminosa foi bem planejada, porque após levarem o dinheiro, fugiram levando reféns sem camisa sobre o capô de uma camionete, que depois foram libertados. No compartimento de trás da camionete Mitsubishi Triton preta com placas de São Paulo (SP), haviam outros três reféns imobilizados por um bandido com capuz e apontando uma arma de fogo. A quadrilha passou pela SC-110 onde um caminhão foi colocado no meio da rodovia e incendiado.
Em seguida acessaram uma via no meio de um matagal onde incendiaram o veículo. As polícias Militar e Civil seguem no encalço dos bandidos que provavelmente tinham outro veículo esperando. Uma grande operação policial vai cercar a região, mas isso tudo provavelmente foi calculado.
Duas pessoas ficaram feridas durante o assalto. O gerente do Banco do Brasil que levou um tiro no pé, e o vigilante foi atingido nas pernas. A equipe do Arcanjo 03 foi acionada para socorrer as vítimas, já que a ambulância de Vidal Ramos estava com o acesso pela SC-110 interditado. Ambas não correm risco de morte.
Na hora do assalto às duas agências havia muitas pessoas, inclusive idosos que foram buscar seu pagamento. O pânico tomou conta de quem estava por perto, todos tentavam se abrigar em algum comércio. Alguns passaram mal e uma ambulância esteve no local para prestar atendimento.
A ação segue o mesmo roteiro de ação do que aconteceu no bairro Itoupava Central em Blumenau, e em Mirim Doce (SC), também no Alto Vale do Itajaí. Esse é o período do ano onde os trabalhadores sacam seu 13º salário e as empresas o disponibilizam. Também é o de maior faturamento do comércio, o que traz dinheiro para todas as cidades, e nesse caso, as menores sofrem com a pouca estrutura de segurança.
Vidal Ramos
A cidade com pouco mais de 6 mil habitantes (Censo de 2010) foi fundada em 1957 e já fez parte do município de Brusque. A maioria da população é rural (4.490) e sua economia é baseada principalmente na agricultura, com destaque para a produção de fumo, cebola, milho e feijão. Vidal Ramos também possui tradição na atividade madeireira e reflorestamento.
Com a construção de uma unidade da Votorantim Cimentos na cidade, a economia foi fomentada com a geração de empregos, movimentação na área imobiliária com o aluguel de residências, e nos demais setores, já que muitos dos trabalhadores passaram a residir no município.