domingo, 5 dezembro 2021
InícioEconomiaVolume de chuva considerado satisfatório, pode garantir bandeira verde por bom tempo

Volume de chuva considerado satisfatório, pode garantir bandeira verde por bom tempo

 

Uma notícia boa para nós, consumidores de energia elétrica. Acostumados a ler sobre aumentos de tarifas, parece que agora será mantida a bandeira verde por um bom tempo. Essas são as palavras do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata. Nesta quinta-feira (6/12/18) ele disse que isso é reflexo do volume de chuva satisfatório abastecendo as principais bacias.

Tomara que isso aconteça, porque em maio e novembro foi cobrada a bandeira amarela. De junho a outubro, vigorou a bandeira vermelha nos patamares 1 e 2. Ou seja, só nos quatro primeiros meses de 2018 pagamos energia elétrica sem acréscimo, além de dezembro.

O sistema de bandeiras foi criado para informar o custo da geração de energia produzida no país. O sistema é composto por bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2). No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5,00. Esse valor a mais é por causa das usinas termoelétricas que usam combustível, o que encarece a produção da energia elétrica.

“Estamos terminando este ano com condições muito melhores do que terminamos o ano passado. Então nossa expectativa é muito positiva mesmo. [Além das chuvas], está entrando [aumento] na [capacidade de] transmissão de energia, as coisas estão caminhando bem”, disse Barata.

Na última sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária que valerá em dezembro será a verde, em que não há custo adicional nas contas de luz. Neste ano, a bandeira permaneceu verde apenas nos quatro primeiros meses do ano.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS