Você curte um banho de mar no verão? Fique atento em alguns trechos de praias

Foto: Luiz Roberto Francisconi/SOL
Foto: Luiz Roberto Francisconi/SOL

 

O primeiro relatório de monitoramento da qualidade das praias da temporada de verão 2017/2018, divulgado nesta sexta-feira, 8, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra que 78,6% dos 215 pontos analisados estão próprios para banho. As coletas foram realizados de 4 a 8 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado. O relatório completo está no site da Fatma ou pode ser conferido no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Na Capital, 74,7% (56) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas. No restante do Litoral, 80,7% (169) estão próprios para banho. “A partir de agora, as coletas, análises e divulgação da qualidade das praias de Santa Catarina passam a ser semanais. Este é um programa de saúde pública realizado pela Fatma há 40 anos, feito conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, por técnicos efetivos capacitados e com mais de três décadas de experiência”, explica o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick Rates.

Quem for veranear em Penha, por enquanto, deve ficar atento ao trecho em frente da travessa particular Marcelo dos Santos, também na Rua Doutor Blumenau altura do nº 5.450; na Praia da Fortaleza, em Armação do Itapocorói na mesma praia em frente à Rua Antônio Aniceto da Costa, além da praia de São Miguel, em frente à Rua Arno Becker.

Em Barra Velha, dois pontos foram identificados como impróprios para o banho: na frente das ruas Dr. Plácido Gomes de Oliveira (altura do nº 336) e Antônio R. da G. Moura. Já no município de Bombinhas, em frente da Rua Tiriba na praia de Bombas; e na Rua Jequiti, próximo ao trapiche na praia do Canto Grande.

Os blumenauenses e moradores do Vale que forem curtir a praia de Itapema, devem tomar cuidado ao se banhar em frente às ruas 113, 205 e 129 (sul do Rio Bela Cruz). Quem for para Porto Belo tem que cuidar na foz do rio Perequezinho, e em frente à Rua Almirante Fonseca Neves na praia de Perequê.

As outras localidades estão em Florianópolis, Palhoça, São José, Imbituba, Governador Celso Ramos, Balneário Rincão e Balneário da Barra do Sul. Confira na lista abaixo.

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, explica o técnico do laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

Fonte: Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

 

balneabilidade_FATMA_8-12-17