Você conhece alguém que é desligado ou que movimenta o tempo todo ou mesmo fala antes da hora?

 

Por Larissa Link (Psicóloga) e Adriana Assis (Psicopedagoga)

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, mais conhecido como TDAH é um tema recorrente na casa de muitos pais, escolas e também nos consultórios. Pode aparecer na infância e tende a acompanhar o sujeito durante toda sua vida.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge várias partes do cérebro, ocasionando falta de atenção, desinteresse e impulsividade. Existem diversos estudos que buscam conhecer as causas do TDAH sendo que a hereditariedade é um dos fatores que podem contribuir para que a criança desenvolva esse transtorno.

Outras causas como o que é ingerido durante a gestação, problemas familiares e até mesmo a exposição ao chumbo poderá causar no bebê a probabilidade maior de desenvolver o transtorno. Os sintomas podem ser identificados na infância e geralmente é notado primeiramente nas escolas, onde os profissionais da educação identificam a falta de interesse expressiva nas atividades, falta de atenção e a impulsividade ao responder os questionamentos. Após o primeiro reconhecimento dos sintomas é aconselhável que o indivíduo passe por um especialista para que este possa prescrever o tratamento mais adequado.

Por não ser considerada uma doença e sim um transtorno o TDAH não tem cura, apenas tratamento médico atrelado a psicoterapia e atendimento psicopedagógico. Para abordar mais o tema, iremos realizar uma roda de conversa no dia 09 de Novembro às 19:00, na clínica UROMAX. Este evento é aberto ao público em geral e os principais objetivos deste encontro é esclarecer dúvidas e diminuir os estigmas do TDAH. Mais informações: 3035- 1015.

Psicóloga Larissa Link. CRP: 12/11434. Email: larissalink@yahoo.com.br
Psicopedagoga Adriana Assis. ABPp 460/2012 Email: psicopedagogadriana@gmail.com