Vídeo: TEKA apresenta avanços da reestruturação, novos canais de venda e inauguração de loja física

Evento na noite desta terça-feira (16/12) reuniu executivos, imprensa e convidados. Confira a entrevista com um dos acionistas que é membro do comitê de recuperação da empresa.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

Na noite de terça-feira (16/12/25), a Teka promoveu um encontro com convidados e imprensa no Hortus Bar, localizado na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Blumenau, para apresentar os principais avanços do processo de reestruturação da empresa. A cerimônia foi conduzida pela jornalista Valeska Lippel e contou com a presença da diretoria da TEKA, além de representantes do fundo investidor que detém 24% do capital social da companhia.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Durante o evento, Ângelo Guerra Neto, membro do conselho de reestruturação e um dos acionistas, detalhou os pilares do trabalho de recuperação da empresa fundada em Blumenau, com destaque para a reorganização financeira, a modernização tecnológica e a ampliação dos canais de venda. Segundo ele, a proposta do grupo sempre foi participar ativamente da governança e conduzir uma transformação estrutural, respeitando a história centenária da Teka e valorizando seus profissionais.

Ângelo Guerra Neto | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Um dos pontos centrais da apresentação foi o acordo formalizado com os Tribunais Regionais do Trabalho, envolvendo processos nos estados de Santa Catarina e São Paulo. De acordo com Guerra, o entendimento foi construído dentro da legalidade e com foco na solução de passivos trabalhistas acumulados ao longo dos anos.

O acordo permitiu a reorganização dessas pendências por meio de negociações institucionais, criando um ambiente mais estável para a continuidade das operações e para os investimentos previstos na empresa.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Com a superação desses gargalos, o grupo investidor afirmou que a Teka entrou em uma nova fase, voltada à atualização tecnológica do parque industrial. A modernização deve resultar em melhores condições de trabalho, aumento da competitividade e melhoria na qualidade e no acabamento dos produtos. A empresa mantém unidades produtivas em Blumenau e em Artur Nogueira (SP), onde emprega mais de mil trabalhadores, além de forte presença econômica em Santa Catarina.

Entre as novidades apresentadas estão mudanças na estratégia comercial e no portfólio de produtos, com foco em atender melhor o varejo e diferentes perfis de clientes. A empresa iniciou testes no comércio eletrônico e informou que o e-commerce entra oficialmente no ar no primeiro dia útil de janeiro. Também foi anunciada a inauguração de uma loja física da marca em um outlet premium em Itupeva (SP), a primeira fora das unidades industriais. Atualmente, a Teka mantém lojas anexas às fábricas de Blumenau e Artur Nogueira.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Outro ponto citado foi a atuação da empresa no segmento de hotelaria, com fornecimento de produtos para estabelecimentos de referência, como o Copacabana Palace e o Palácio Tangará, utilizados como exemplos da qualidade da produção realizada em Blumenau.

O encontro também marcou o lançamento da nova pintura do muro da fábrica, apresentada como um símbolo do novo momento da empresa. Segundo Guerra, a intervenção artística busca chamar a atenção da comunidade para a transformação em curso e reforçar o vínculo histórico da Teka com Blumenau, cidade onde a marca mantém forte presença social e econômica.

Durante a apresentação, foram apresentados os integrantes do conselho, da diretoria executiva e do comitê de reestruturação, responsáveis por conduzir o atual ciclo da empresa. A gestão destacou a proposta de atuação integrada, com redução de barreiras hierárquicas e maior proximidade entre lideranças e equipes, como parte da estratégia para reposicionar a Teka no mercado têxtil.

Confira a entrevista que responde a pergunta que está na capa do vídeo e algumas fotos do evento. Adriel Giovanella de Souza, conhecido como Zack, foi o artista responsável pela arte que marca a nova fase. Após a entrevista, Zack fala sobre o processo de trabalho.

Ângelo Guerra Neto | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Adriel “Zack” Giovanella de Souza, artista responsável pela arte no muro da TEKA | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Adriel “Zack” Giovanella de Souza, artista responsável pela arte no muro da TEKA | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]