Vídeo mostra queda de meteoro de grande magnitude na região de Caxias do Sul (RS)

 

 

 

 

O Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara (RS), registrou a queda de um meteoro de grande magnitude na madrugada desta quinta-feira (1/10/20. Teria sido o maior já registrado no no Rio Grande do Sul desde que o observatório começou a atuar em 2016. O sistema cobre também o Uruguai, partes da Argentina e do Paraguai, além dos estados de Santa Catarina, Paraná e início de São Paulo.

A explosão ocorreu à 1h09min na região de Caxias do Sul (RS), mas ainda não é possível afirmar com precisão seu tamanho e velocidade. Até o momento não houve relato de danos ou prejuízos.

Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), informou para a imprensa gaúcha, que o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km, com queda a aproximadamente 114,9 km de Taquara, sem tocar o solo. Sua luminosidade foi superior à lua.

O meteoro foi classificado como do tipo bólido, um fragmento com magnitude igual ou superior a -4 e que, no final, explode. É diferente por exemplo do fireball, que são aqueles de mesma dimensão, mas que não explodem na queda. O número 0 é o ponto referencial na escala, e quanto mais negativos, maior o brilho.

Esse tipo de fenômeno é considerado normal e regisrado diariamente. Segundo Jung, entre janeiro e início de outubro, o observatório já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na sua área de cobertura.