sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioClimaVídeo mostra imagens das barragens de Taió e Rio dos Cedros com...

Vídeo mostra imagens das barragens de Taió e Rio dos Cedros com nível de água muito baixo

 

 

 

 

Segundo dados do AlertaBlu, às 7h desta segunda-feira (11/05/20), o nível da água na barragem de Ituporanga era de 2 m, ocupando cerca de 2% de sua capacidade de retenção. Em Taió, a situação é ainda mais preocupante, porque o nível chegou em 90 centímetros, o que significa 0,29% de sua capacidade.

Já no sistema de monitoramento online do CEOPS da FURB, mostra que o nível do rio nas duas cidades chegou a zero metro, ou seja, a régua que faz o monitoramento estava fora da água.

Para quem passou no fim de semana pela barragem de Rio dos Cedros, onde muitas pessoas tem casa de campo, foi possível ver bancos de areia e muitos troncos de árvores, em locais sempre cheios de água. As imagens mostram a barragem Pinhal, onde está a usina de mesmo nome.

 

 

Nas réguas que monitoram a bacia do Rio Itajaí-Açu, os níveis dos rios em outras cidade do vale estavam muito baixos. Os dados do CEOPS da Furb, mostram que além das cidades já citadas, também destacam-se Brusque (0 m), Benedito Novo (18 cm), Timbó (43 cm), Rio do Oeste (46 cm), Apiúna (58 cm), Vida Ramos (97 cm) e Rio dos Cedros (1,14 m). Em Rio do Sul, segundo o sistema online disponibilizado pela Defesa Civil do município, o nível do rio Itajaí-Açu chegou em 58 cm, na leitura das 10h.

Há previsão de chuva isolada e mal distribuída no final da tarde/noite no Vale do Itajaí nesta terça-feira (13). A frente fria que vem na quarta favorece pancadas de chuva com chance de temporais isolados no estado no decorrer do dia.

Em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a ficar 24 cm negativo neste final de semana, no trecho entre a Avenida Beira Rio e a Prainha. O Epagri Ciram emitiu nível de alerta para a situação hídrica no município. Imagens registradas no sábado (9) na Usina do Salto também mostram um esqueleto de pedras.

 

Foto: Lourival Lorenz

 

Foto: Lourival Lorenz

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS