Vídeo: Livro registra histórias que moldaram a Oktoberfest Blumenau ao longo de 40 anos

Publicação reúne depoimentos de personagens da festa e lança iniciativas para preservar a memória e planejar o futuro do evento.

A trajetória da Oktoberfest Blumenau ganhou um novo registro histórico na última segunda-feira (2/02/26), com o lançamento do livro A Nossa Oktoberfest Blumenau. O evento ocorreu no Frohsinn e reuniu representantes do poder público, organizadores e pessoas que participaram diretamente da construção da festa ao longo de quatro décadas.

José Geraldo Reis Pfau junto aos filhos Vicente, Guilherme e Juliana | Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

Produzida pelo publicitário José Geraldo Reis Pfau, a obra apresenta uma série de entrevistas com personagens que ajudaram a consolidar a Oktoberfest como a festa mais alemã das Américas. Os relatos abordam diferentes momentos da história do evento, destacando desafios, transformações e conquistas que marcaram sua evolução e fortaleceram sua identidade cultural.

Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

Durante o lançamento, o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, ressaltou o papel da Oktoberfest como um patrimônio vivo da cidade. Segundo ele, ao longo de 40 anos, a festa tem impulsionado o turismo e a economia local, além de reunir gerações em torno da cultura, das tradições e da hospitalidade características da região.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Como complemento ao livro, foi apresentado o Portal de Memórias da Oktoberfest Blumenau, plataforma digital que reúne todos os vídeos das entrevistas realizadas para a publicação. O espaço virtual será atualizado continuamente ao longo do ano e foi criado para funcionar como fonte permanente de pesquisa, consulta pública e preservação da memória do evento.

Ulysses Kreutzfeld, Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau | Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld, o portal amplia o acesso às histórias e aos bastidores da festa, tornando o conteúdo disponível para pesquisadores, estudantes e moradores interessados em compreender como a Oktoberfest foi construída ao longo do tempo. A iniciativa busca garantir que esse legado cultural permaneça acessível tanto no presente quanto no futuro.

O diretor-geral da Oktoberfest Blumenau, Guilherme Guenther, também destacou que o livro vai além do registro histórico. Para ele, a publicação reconhece o trabalho e a dedicação das pessoas que contribuíram para o crescimento do evento, além de ajudar a preservar a identidade da festa para as próximas gerações.

Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

A impressão do livro A Nossa Oktoberfest Blumenau foi realizada pela Eisenbahn, cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau entre 2015 e 2020, conforme previsto em contrato, sem custos para o município. Parte dos exemplares ficará disponível para consulta e empréstimo gratuito na Biblioteca Municipal de Blumenau, permitindo que a comunidade tenha acesso ao conteúdo.

 

Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

Oktoberfest Summit projeta próximos passos do evento

O lançamento do livro também marcou o anúncio do Oktoberfest Summit, iniciativa voltada à troca de experiências e ao planejamento do futuro da festa. O programa propõe a integração entre tradição e inovação, reunindo diferentes setores envolvidos na realização do evento.

Com o tema “Celebrar a tradição, construir o futuro”, o Oktoberfest Summit será realizado de 20 a 22 de outubro, no Teatro Carlos Gomes e no Parque Vila Germânica. A programação inclui experiências relacionadas aos bastidores da gastronomia e dos desfiles da Oktoberfest Blumenau, além de outras atividades voltadas à gestão e à cultura do evento.

Os ingressos já estão disponíveis para compra no site oficial do Summit. Todos os participantes receberão certificação ao final do encontro.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky