Vídeo e fotos: Teatro Carlos Gomes conclui a revitalização completa do Salão Centenário

Com capacidade para até 200 pessoas, o espaço, localizado no Centro de Blumenau, está disponível para locações.

Foto: Bruno Cordeiro

O Teatro Carlos Gomes concluiu a revitalização completa do Salão Centenário, um dos ambientes mais tradicionais do complexo cultural em Blumenau. Assinado pelo arquiteto Thiago Mondini, o projeto uniu sofisticação, funcionalidade e respeito ao patrimônio histórico. Com capacidade para até 200 pessoas, o espaço está disponível para locações a partir de julho de 2025, indicado para casamentos, formaturas, jantares, coquetéis e eventos corporativos.

As novidades foram apresentadas em uma cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (28/07/25), com a presença de parceiros, autoridades, diretoria do teatro, artistas, imprensa e convidados. Sou cadeirante e, ao chegar ao salão, analisei como acessar o piso inferior. A solução estava em um canto: a instalação de uma plataforma elevatória que beneficia qualquer pessoa com dificuldade de mobilidade.

Foto: Bruno Cordeiro

Essa é uma das melhorias no Salão Centenário que demandou a reconstrução da escadaria central. A paleta de cores na revitalização foi pensada para valorizar elementos históricos, como colunas e paredes, dispensando grandes estruturas decorativas e mantendo o ambiente refinado.

Foto: Thiago Mondini

Outro destaque é o novo forro acústico com design geométrico inspirado na estética art déco, que melhora a sonoridade do local e elimina o eco excessivo, facilitando apresentações e reuniões. A iluminação foi totalmente renovada, com luminárias de cristal e acabamentos dourados que seguem o estilo arquitetônico do teatro. O espaço também passou a contar com cortinas de veludo e bandôs, que garantem controle de luz e valorizam a vista para a Praça do Teatro.

A obra segue o padrão adotado em outras áreas do Teatro Carlos Gomes, como o auditório Heinz Geyer e o Salão de Festas. A reforma foi viabilizada por meio de emendas parlamentares federais da deputada Daniela Reinehr e do deputado Jorge Goetten, reafirmando o compromisso com a preservação e modernização de um dos principais espaços culturais de Santa Catarina.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Bruno Cordeiro
Foto: Thiago Mondini
Foto: Thiago Mondini

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Salão Centenário – Teatro Carlos Gomes
Disponível para locações a partir de julho de 2025
Capacidade: 200 pessoas
Indicado para: jantares, coquetéis, casamentos, aniversários, formaturas, reuniões e eventos culturais e corporativos
Acesso frontal pela Praça do Teatro Carlos Gomes
Informações e agendamentos: (47) 3144-7166
Instagram: @teatrocarlosgomesblumenau


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky