quinta-feira, 23 setembro 2021
InícioVale do ItajaíBalneário CamboriúVídeo: draga Galileo Galilei chega em Balneário Camboriú para obra de alargamento...

Vídeo: draga Galileo Galilei chega em Balneário Camboriú para obra de alargamento da faixa de areia

A faixa de areia aumentará dos atuais 25 metros para uma média de 70. Os engenheiros calculam que serão necessárias quatro descargas diárias com uma carga de 11 mil m³ cada.

Na manhã deste domingo (20/08/21), chegou em Balneário Camboriú (SC) a draga Galileo Galilei que fará o transporte da retirada de uma jazida para a obra de alargamento da faixa de areia. Antes da embarcação se posicionar na frente da Praia Central, ela foi até a jazida localizada há 15 km da costa, para carregar a areia e então realizar a primeira descarga na praia.

A obra de recuperação de orla aumentará a faixa dos atuais 25 metros para 70 metros em média. A embarcação, que saiu do Porto do Rio Grande (RS) na tarde dea sexta-feira (20), tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna.

Por causa da pouca profundidade da enseada em Balneário Camboriú, cada viagem só poderá transportar em médica 11 mil metros cúbicos. Os engenheiros calculam que serão necessárias quatro descargas diárias.

Na praia, homens e máquinas irão espalhar a areia, que por estar molhada vem escura e vai clareando a medida que secar.  O preenchimento começa na frente da Rua 3.700 em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público.

Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2.200. A partir deste ponto, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até nesse ponto da praia.

Em seguida, começa a dragagem em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia. A remoção da ponta da tubulação principal da 3.700 até a 2.200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte.

A previsão para concluir a obra de preenchimento é entre o final de outubro e começo de novembro de 2021. Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, o prefeito Fabrício Oliveira comemorou essa nova etapa da obra embarcado na draga:

“Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para a retomada da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, comentou Oliveira.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS