sexta-feira, 22 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Clima Vídeo: Bombeiros seguem as buscas por famílias isoladas em Presidente Getúlio (SC)
- Propaganda -

Vídeo: Bombeiros seguem as buscas por famílias isoladas em Presidente Getúlio (SC)

00:17

Imagens: Bombeiros Militares e Voluntários de SC

As buscas por mortos, desaparecidos e pessoas isoladas em função da enxurrada que assolou Presidente Getúlio (SC) entrou no terceiro dia neste sábado (19/12/20). Os Bombeiros Voluntários de Joinville, Guaramirim e Indaial, fazem buscas, verreduras e buscam contato com famílias isoladas para levar suprimentos.

As equipes contam com o apoio do Jeep Clube de Presidente Getúlio para acessar os locais de difícil acesso, como foi o caso das comunidades de Itu Baixo, onde há 30 famílias, e Uru Alto, com outras 50 famílias.

 

 

O subcomandante Kleber Moura, que coordena as equipes de trabalho dos bombeiros voluntários em Presidente Getúlio, sobrevoou com o helicóptero Arcanjo 03 as áreas atingidas.

Durante a madrugada, o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) se deslocou para Presidente Getúlio com doze bombeiros militares que auxiliarão a população na reconstrução e manutenção de casas atingidas pela enxurrada, bem como a distribuição de mantimentos.

Também foram levados ao local dois caminhões, das corporações de Tubarão e Itajaí, com capacidade para cerca de 30 mil litros de água cada. Os veículos ajudarão na desobstrução e limpeza de ruas. Além disso, também foram enviados para o local duas mini escavadeiras, que auxiliarão na retirada de escombros. O helicóptero Arcanjo 03 segue na região auxiliando as equipes.

Os binômios (bombeiro militar + cão de busca) se tornam fundamentais para as buscas de desaparecidos A sinalização se dá por latidos. Os binômios que estão no local, estiveram em Brumadinho e possuem experiência neste tipo de situação. Os trabalhos das Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar seguem tanto em Presidente Getúlio, quanto em Rio do Sul, até que seja necessário.

O presidente Jair Bolsonaro irá sobrevoar as regiões atingidas por volta do meio-dia. Ele agendou uma viagem de descanso em São Francisco do Sul (SC), mas assim que chegar ao estado irá verificar a situação.

Até agora foram confirmadas 12 mortes em Presidente Getúlio, duas em Rio do Sul e outra em Ibirama. A última foi na manhã deste sábado no bairro Cobras, em Rio do Sul. Ainda há seis pessoas desaparecidas.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.