Vídeo: Bombeiros seguem as buscas por famílias isoladas em Presidente Getúlio (SC)

Imagens: Bombeiros Militares e Voluntários de SC

As buscas por mortos, desaparecidos e pessoas isoladas em função da enxurrada que assolou Presidente Getúlio (SC) entrou no terceiro dia neste sábado (19/12/20). Os Bombeiros Voluntários de Joinville, Guaramirim e Indaial, fazem buscas, verreduras e buscam contato com famílias isoladas para levar suprimentos.

As equipes contam com o apoio do Jeep Clube de Presidente Getúlio para acessar os locais de difícil acesso, como foi o caso das comunidades de Itu Baixo, onde há 30 famílias, e Uru Alto, com outras 50 famílias.

 

 

O subcomandante Kleber Moura, que coordena as equipes de trabalho dos bombeiros voluntários em Presidente Getúlio, sobrevoou com o helicóptero Arcanjo 03 as áreas atingidas.

Durante a madrugada, o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) se deslocou para Presidente Getúlio com doze bombeiros militares que auxiliarão a população na reconstrução e manutenção de casas atingidas pela enxurrada, bem como a distribuição de mantimentos.

Também foram levados ao local dois caminhões, das corporações de Tubarão e Itajaí, com capacidade para cerca de 30 mil litros de água cada. Os veículos ajudarão na desobstrução e limpeza de ruas. Além disso, também foram enviados para o local duas mini escavadeiras, que auxiliarão na retirada de escombros. O helicóptero Arcanjo 03 segue na região auxiliando as equipes.

Os binômios (bombeiro militar + cão de busca) se tornam fundamentais para as buscas de desaparecidos A sinalização se dá por latidos. Os binômios que estão no local, estiveram em Brumadinho e possuem experiência neste tipo de situação. Os trabalhos das Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar seguem tanto em Presidente Getúlio, quanto em Rio do Sul, até que seja necessário.

O presidente Jair Bolsonaro irá sobrevoar as regiões atingidas por volta do meio-dia. Ele agendou uma viagem de descanso em São Francisco do Sul (SC), mas assim que chegar ao estado irá verificar a situação.

Até agora foram confirmadas 12 mortes em Presidente Getúlio, duas em Rio do Sul e outra em Ibirama. A última foi na manhã deste sábado no bairro Cobras, em Rio do Sul. Ainda há seis pessoas desaparecidas.