O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Ailton de Souza (PL), conhecido como Ito, protocolou na tarde de quinta-feira (30/10/25) uma denúncia formal no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra servidores da Intendência da Vila Itoupava. A acusação aponta uso indevido de veículos oficiais em atividades particulares.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Segundo informações apuradas pelo próprio vereador, a medida foi tomada após ele apresentar, durante a sessão ordinária de terça-feira (28/10/25), fotos e vídeos que mostrariam os supostos desvios de conduta. Nos registros, servidores aparecem utilizando carros públicos da Intendência para ações sem relação com o serviço, como buscar crianças em escola, fazer compras em supermercado e visitar estabelecimentos particulares.
Entre as imagens, um Hyundai HB20 branco, identificado como veículo oficial do município, teria sido flagrado no dia 24 de outubro, às 11h15, transportando uma criança da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, na Itoupava Central, até o CEMATEPCA, na Vila Itoupava. O mesmo automóvel também aparece estacionado em um supermercado e em uma agropecuária.
O vereador afirma ainda que o caso mais grave envolve o intendente que teria utilizado uma Fiat Strada, placa RYX-3I96, pertencente à frota oficial, para o que chamou de “fretes colaborativos”. “Essa farra com o patrimônio do povo precisa acabar”, disse Ito.
O parlamentar declarou ter encaminhado as provas ao prefeito Egídio Ferrari (PL), mas, segundo ele, não obteve retorno. Diante disso, decidiu protocolar a denúncia no Ministério Público, que agora analisará o material apresentado. A Promotoria de Justiça poderá instaurar procedimento investigativo ou ação judicial, caso sejam confirmados indícios de irregularidade.
Ito informou que recebeu novas denúncias em seu gabinete, inclusive envolvendo possíveis irregularidades ambientais, que também serão encaminhadas aos órgãos competentes. Mas não revelou detalhes sobre quais seriam. “Queremos a punição justa para quem se utiliza do patrimônio público para fins particulares. É uma questão de respeito com o cidadão e com a administração pública”, afirmou o presidente da Câmara.
A Prefeitura de Blumenau informou através de sua assessoria de imprensa que está apurando a denúncia. Segundo nota oficial: “após ouvir os envolvidos e esclarecer os fatos, o governo municipal adotará as medidas cabíveis”.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
CVV Blumenau – 40 anos de escuta e acolhimento | Dedicação que salva vidas





