Nesta quinta-feira (20/4/17), o vereador Professor Gilson (de Souza), entrou com um anteprojeto que dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo a Doação de Órgãos em Blumenau. A proposta institui que as famílias dos doadores de órgãos recebam incentivos no sepultamento do doador, como a isenção no pagamento de 50% da taxa municipal de sepultamento, além de ser concedido um jazigo em cemitério público ou de empresa concessionária no município.
Além disso, o Poder Executivo de Blumenau deve criar um Banco de Dados de Doadores de Órgãos, de modo a homenagear cada doador, denominando logradouros públicos inaugurados no município com o pronome de tratamento “Doador” e o respectivo nome do beneficiado. Segundo o vereador, Curitiba tem uma lei neste sentido que entrou em vigor em janeiro de 2017. Belo Horizonte e Sorocaba também tem projetos para que seja incentivada a doação de órgãos.
O objetivo é incentivar a doação de órgãos, além de homenagear a família do doador.“Ninguém espera passar pela situação de ter que decidir pela doação de órgãos de um ente querido, mas, infelizmente algumas famílias passam por isso e tomar um posicionamento não é fácil. Há um grande número de pessoas na fila de espera por um transplante e o maior entrave é a negativa familiar. Ainda assim, temos que pensar na importância desse ato, que é a oportunidade de salvar vidas. A lei vem de encontro a isso, precisamos incentivar a doação e precisamos reconhecer a importância da ação”, comenta o vereador.