quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioClimaVeranico em Blumenau

Veranico em Blumenau

calor-sol-quente

O tempo tem se mantido estável e com predomínio de sol desde o início do mês de junho, ou seja, nos últimos oito dias tivemos tempo firme e seco, com sol e pouquíssimas nuvens no céu em Blumenau. Além disso, observamos uma elevação gradual da temperatura do ar, que na tarde de ontem, domingo 07/06, chegou bem próxima de 30°C.

Esta condição de tempo é resultado da atuação de um bloqueio atmosférico, que consiste em um sistema de alta pressão anômalo localizado no Oceano Pacífico, que modifica a trajetória dos sistemas atmosféricos migratórios como as frentes frias, ciclones entre outros. É característico da atuação dos bloqueios atmosféricos a manutenção das condições de tempo. Nestes últimos dias tivemos as frentes frias chegando ao estado gaúcho e de lá se afastando para o Oceano Atlântico, sem conseguir avançar para SC.

Podemos falar de uma forma mais simples e clara, que estamos em um evento de veranico, que geralmente ocorre em maio, mas que nos últimos anos tem sido mais observado no mês de junho.

A figura abaixo mostra a configuração do bloqueio atmosférico tipo ômega invertido identificado no Oceano Pacífico, com sua posição aproximada entre 120°W e 45°S.

 

Figura: Imagem da animação do fluxo de vento no nível de 500hPa do modelo GFS
Figura: Imagem da animação do fluxo de vento no nível de 500hPa do modelo GFS

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam uma condição de quebra deste padrão entre quinta e sexta-feira (11 e 12/06), com retorno da chuva para Blumenau e posteriormente com declínio acentuado da temperatura.

via AlertaBlu

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS