Vendas de Natal no comércio reagem em Santa Catarina

 

A pesquisa de intenção de compras para o Natal, realizada pela Fecomércio SC mostrou que o gasto médio com presentes será de R$ 459,78. O valor é 3% maior em relação ao ano passado. Depois de dois anos de recessão econômica, a retomada do emprego, os juros menores (que aumentam o acesso ao crédito) e a queda na inflação devem refletir no volume de vendas em Santa Catarina.

Foram entrevistadas 1.899 pessoas entre os dias 20 e 25 de novembro de 2017. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes.

Florianópolis prevê o maior gasto no Estado (R$ 564,11) e Joinville deve desembolsar o menor (R$278,93) pelo segundo ano consecutivo. A pesquisa mostrou que o consumidor de Itajaí (R$ 552,21) será o segundo a gastar mais e o de Blumenau ficou em terceiro (R$ 531,84).

A maioria dos consumidores (37,4%) declarou que está em situação financeira melhor, seguido por aqueles que consideram igual (34,1%) ou pior (28,3%). Este resultado reverteu a tendência dos dois últimos anos, no qual a resposta negativa foi preponderante.

“Desde o início deste ano, vários indicadores já mostram resultados positivos no Estado. Apesar de a previsão de crescimento nas vendas ainda ser tímido, os dados confirmam que estamos recuperando boa parte do que perdemos durante a crise. Um bom termômetro é que a movimentação está intensa nas lojas desde o início de dezembro, antes mesmo do horário especial do comércio”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Com mais poder de compra e o 13º na mão, a compra à vista deve ser a forma de pagamento mais utilizada na data (83,1%), dividido entre aqueles que vão pagar em dinheiro (69,6%), cartão de débito (7,7%) e crédito à vista (5,8%). O comportamento muda de acordo com as particularidades de cada economia: em Joinville, 85,3% pretende comprar no dinheiro, já na Capital- que costuma utilizar mais cartão- o índice é de 51,4%.

Uma das principais estratégias para garantir o melhor custo-benefício será a pesquisa de preço: 82,6% dos consumidores pretendem bater perna antes de escolher o presente. Assim como nos anos anteriores, o comércio de rua (68,5%) será o principal destino de compras, à frente dos shoppings (20,8%). Os setores mais procurados devem ser o de vestuário (47,2%), brinquedos (23,6%), calçados (6,9%) e eletrônicos (4,5%).

Metodologia da Pesquisa

A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de pesquisas da Fecomércio SC. O universo foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em zonas urbanas. Foram aplicadas 18 perguntas, sendo 16 fechadas e 2 abertas. Os dados foram processados eletronicamente, e receberam tratamento estatístico.

Leia a pesquisa na íntegra

FECOMÉRCIO