quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioTecnologiaVeleiro ECO da UFSC volta ao mar para expedição em projeto internacional

Veleiro ECO da UFSC volta ao mar para expedição em projeto internacional

A tripulação participa de um projeto internacional financiado pela União Europeia, que analisa a microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.

De volta ao mar. Em novembro, o Veleiro ECO da UFSC parte para uma nova expedição. A primeira parada é no Rio de Janeiro onde encontra pela primeira vez o Veleiro Tara, embarcação da fundação francesa Tara Océan que inspirou a criação do ECO. Após uma série de atividades na capital fluminense, os barcos vêm a Santa Catarina onde atracam na Marina Itajaí, de 15 a 19 de novembro.

Em águas catarinenses, os Veleiros estarão abertos para visitação e a tripulação, além da equipe de pesquisadores, irão realizar extensa programação que inclui palestras, mesas redondas, exposições, entre outros.

Veleiro da Fondation Tara Ocean | Foto: Maeva Bardy

Os Veleiros ECO e Tara estão juntos no AtlantECO, projeto internacional financiado pelo Programa H2020 da União Europeia, desenvolvido em parceria com 36 instituições de 13 países da Europa, Brasil e África do Sul, com foco na pesquisa sobre o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.

Para a pesquisadora Andréa Green Koettker, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto representa uma oportunidade única de expandir o conhecimento ao longo do Atlântico Sul Ocidental. Todos os protocolos de amostragem realizados a bordo do Tara serão compartilhados com as outras embarcações do projeto, incluindo o Veleiro ECO.

O projeto tem ainda uma forte vertente de extensão e popularização da ciência. “Por meio dos eventos de divulgação, previstos para diversas cidades da costa brasileira, temos o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a importância de um modo de vida sustentável para preservar a saúde dos oceanos e de todos os seres vivos que dependem dele, incluindo os seres humanos”, destaca a pesquisadora Andréa Green.

Mesmo após a partida do Tara, a equipe dará continuidade à pesquisa científica a bordo do Veleiro ECO, com ênfase nos principais rios brasileiros e sua influência no Atlântico.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS