quinta-feira, 25 fevereiro 2021
Início Eventos Vela náutica aquece o calendário esportivo nacional com evento que reúne velejadores...

Vela náutica aquece o calendário esportivo nacional com evento que reúne velejadores e amantes do mar em Itajaí

 

 

Foto: @pavelnesvadba

 

Santa Catarina terá um evento totalmente dedicado à vela náutica, aos amantes das competições de vela e aos que navegam por prazer. Organizado pela Cardoso Almeida Eventos, a Vela Show acontece de 19 a 21 de abril, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí (SC).

No evento serão recepcionados em área reservada no mezanino, os participantes do Velejaço, uma flotilha de veleiros que sai de Florianópolis e São Francisco do Sul. Os velejadores receberão certificados de participação, além de  confraternizarem com o público.

Vilfredo Schurmann, escritor e membro da família que passou 20 anos de aventuras no mar será um dos palestrantes do evento. Outras personalidades que largaram tudo para viver no mar também confirmaram presença. São desde o publicitário Beto Toledo e a designer de moda Thais Cañadó; o escritor e velejador Beto Pandiani, até o diretor de cinema Adriano Plotzki e a mulher Aline Sena.

Também será a oportunidade encontrar esportistas, profissionais do setor da navegação e empreendedores. Uma exposição vai mostrar produtos e serviços voltados ao setor. Outro público aguardado é o formado por pessoas que decidiram adotar o veleiro como moradia.

 

Capital brasileira da vela

“Acreditamos que a Vela Show vai ajudar a consolidar Itajaí como a cidade nacional da vela. Temos aeroporto, o único porto do Sul que recebe transatlânticos, estamos próximos de Curitiba e de Florianópolis. Dispomos das melhores condições para abrigar velejadores, turistas e interessados em negócios da vela”, afirma Evandro Neiva, secretário de Turismo de Itajaí. “Queremos expandir a marca Itajaí associada ao turismo de lazer e negócios náuticos”, destaca.

Segundo Neiva, o turismo vem crescendo 10% ao ano em Itajaí e a cidade está se transformando de vocação portuária para atividades de lazer. Nos últimos anos o município tem se preparando para abrigar novos eventos, a rede hoteleira foi duplicada para mais de cinco mil leitos e os hotéis familiares estão cada vez mais profissionalizados. Itajaí é a única parada da competição Volvo Ocean Race na América Latina, evento internacional que atraiu mais de 400 mil pessoas no ano passado e gerou mais de R$ 80 milhões para a economia da região.

A Vela Show é a primeira após a Lei Estadual que decretou a cidade de Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. “Planejamos um evento focado nos apaixonados por barcos a vela. O mercado brasileiro sempre deu espaço apenas a promoção de lanchas, iates, surf ou grandes embarcações. Faltava uma feira com exposição de barcos, produtos, serviços e informações específicas sobre o segmento da vela”, destaca Edilberto Cardoso de Almeida, diretor da Cardoso Almeida Eventos. A vela é um esporte que une lazer, saúde, incentiva a sustentabilidade e atrai também famílias, ressalta.

Crescimento mundial

Relatório da Grand View Research com sede nos Estados Unidos, mostra que o mercado global de barcos de lazer alcançou US$ 37 bilhões em 2017. A empresa de pesquisas fornece dados para a área acadêmica e para empresas da Fortune 500. De acordo com a Grand View, espera-se uma expansão de 4,3% nesse segmento até 2025. O crescimento do setor de turismo e o aumento da renda nas economias emergentes, como Brasil e China, alimentam as perspectivas otimistas. Além disso, há crescentes avanços em tecnologias de navegação projetados para impulsionar o crescimento do mercado nos próximos anos.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS