terça-feira, 26 janeiro 2021
Início Geral Veja o que disse o Diretor de Trânsito de Blumenau sobre o...

Veja o que disse o Diretor de Trânsito de Blumenau sobre o caos desta quarta (4)

22:41

Foto de celular, feita na Rua Sete de Setembro, às 14h55min.
Foto de celular, feita na Rua Sete de Setembro, às 14h55min.

Fotos: Luciano Bernz

No final da tarde desta quarta-feira (4), o trânsito pelas principais ruas de Blumenau estava um verdadeiro caos. Trechos que normalmente são feitos em 10 minutos, demoravam 45.

O assunto tomou corpo nas redes sociais e por isso fomos procurar uma explicação junto ao Seterb. Contatamos o Diretor de Trânsito de Blumenau, Fábio Campos, que mesmo estando na rua, nos concedeu gentilmente a entrevista.

 

Fabio-Campos_diretor-transito

OBlumenauense: Fábio, a que fatores o Seterb atribui o caos no trânsito de ontem (04), onde tivemos  todo o centro da cidade completamente parado?

Fábio Campos: Nós podemos destacar o fato de estarmos desde Dezembro de 2014 com obras em nossas vias. Isso talvez tenha influenciado no trânsito no dia de ontem (04). Esse seria o primeiro fator a ser analisado. O segundo é que nesta semana as famílias estão realizando as suas compras de material escolar e também é a semana do pagamento. Também há o fato de muitas pessoas saírem de carro devido às chuvas de verão.

As melhorias que foram feitas com as mudanças de tráfego, quando muitos ainda não visualizaram ou memorizaram o melhor e menor trajeto. Ontem a noite mesmo, a pedido do prefeito, nós nos reunimos com o pessoal da Secretaria de Planejamento e da Semafórica, para agilizar as providências. Tivemos outra reunião hoje pela manhã e vamos monitorar o trânsito.

Já escalamos uma equipe de agentes de trânsito para hoje a partir das 17 horas estarem em alguns pontos da cidade. Vale salientar, que o motorista também tem que fazer sua parte. Por exemplo, ontem haviam muitos cruzamentos trancados. Alguns motoristas avançam o cruzamento, prejudicando quem vai transitar no outro sentido. Por isso, além dessas mudanças que estamos realizando, pedimos aos motoristas que também ajudem o guarda que está orientando, no tempo dos semáforos. Tenho certeza que se todos colaborarem esse tipo de caos igual ao de ontem não vai se repetir.

 

OBlumenauense: Muito se falou ontem, inclusive em redes sociais, que o Seterb errou na sincronização dos semáforos. Isto realmente aconteceu?

Fábio Campos:  Houveram sim mudanças nos semáforos, mas isso já há duas semanas atrás, com a mudança da Rua Sete de Setembro com a Paulo Zimmermann. Talvez o que estavam falando seria dessa sincronização. O tempo aberto do semáforo da prefeitura na Avenida Beira Rio aumentou, para ajudar todos que venham da Ponta Aguda pela ponte Adolfo Konder, fazendo o contorno na prefeitura, para pegar a Rua Paulo Zimmermann. Ontem, muita gente insistiu em cruzar a via para pegar a Rua Prof. José Ferreira da Silva (ao lado do Shopping Beira Rio) e posteriormente a Rua Namy Deeke.

O que pedimos é que os condutores utilizem as vias que estamos orientando. Se vieram da Ponta Aguda, sigam pela Avenida Beira Rio até a Rua Paulo Zimmermann, para depois seguir pela Rua Sete de Setembro. Então este erro não houve.

 

OBlumenauense: Quais as principais formas dos motoristas colaborarem para melhorar o trânsito no horário de pico?

Fábio Campos: Além de não interromper cruzamentos, como falei anteriormente, as pessoas podem se programar para sair e ir às compras após o chamado horário de pico. Hoje, lojas e supermercados ficam abertos até mais tarde. As dos shoppings, por exemplo, fecham somente às 22 horas.

Se as pessoas fizerem isso, com certeza o fluxo irá diminuir bastante e estaremos agilizando muitas dificuldades no trânsito. Mobilidade hoje é o grande foco no Brasil e Blumenau não está fora disso, pelo contrário, estamos bem dentro dessa realidade.

Estaremos na rua hoje o dia inteiro monitorando e buscando soluções para que não aconteça novamente o que aconteceu ontem. Tenho certeza que a partir de hoje a mobilidade de todos nas vias será bem melhor.

Edição: Claus Jensen

Avatar
Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS