domingo, 24 outubro 2021
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Veja o que aconteceu na apresentação do novo colegiado na prefeitura

Foto: Marcelo Martins

 

Fotos: Marlise Cardoso Jensen

Uma solenidade na manhã desta segunda-feira (13/02/17), no Salão Nobre da Prefeitura, apresentou os novos secretários e presidentes que irão compor a administração municipal nessa nova gestão. Faltou espaço para tantas pessoas, muitos familiares, amigos, representantes das várias esferas da sociedade.

 

Foto: João Paulo Taumaturgo

 

O local estava muito quente, talvez fica a sugestão para um espaço maior, como o Eisenbahn Biergarten no Parque Vila Germânica e climatizado. Na oportunidade o prefeito Napoleão Bernardes, também apresentou a reforma administrativa da estrutura organizacional do governo.

Napoleão disse que segue trabalhando pelo enxugamento das estruturas administrativas públicas. “É com carinho que agradeço aos que estiveram comigo na primeira jornada. Este é o coroamento de uma etapa política e administrativa e também uma grande responsabilidade. Os nomes que estão aqui hoje foram escolhidos por suas capacidades e tenho certeza de que juntos vamos trabalhar para o melhor da cidade”, ressaltou Napoleão Bernardes após cumprimentar os novos membros do colegiado.

 

 

“Hoje temos o destino de realizar as ações nos próximos 4 anos. Pesa nos ombros de cada um de nós, a responsabilidade de efetivar todos aqueles desejos em atender os anseios e expectativas de nossa cidade. Cada um dos 340 mil moradores tem um sonho em relação à como Blumenau poderia ser. É um dever cívico e ético de honrar essas pessoas com as escolhas que foram feitas”, lembra Bernardes. O prefeito agradeceu aos representantes da câmara de vereadores, em especial o presidente Marcos da Roza, e o líder do governo, Sylvio Zimmermann Neto; lembrando que todos representam a população.

Sobre os anos do primeiro mandato “Foram os momentos mais difíceis da economia e da política no Brasil, mas conseguimos suplantar o que toda a conjuntura acabou nos provocando”. Destacou o resultados das urnas, como indicador da aprovação do seu governo. “Fui aprovado, mas temos muito o que fazer. Nós somos os primeiros a reconhecer, o quanto temos de motivação e entusiasmo para avançar ainda mais”, finalizou Napoleão.

Cada secretário recebeu o plano de governo, um compromisso com Blumenau. Uma portaria conjunta de nomeação foi assinada pelo prefeito, mas a reforma, com as novas secretarias e denominações, ainda precisa ser aprovada na câmara de vereadores e sancionada.

 

 

A prefeitura passa a ser composta por 27 pastas, entre secretarias, fundações e autarquias. Foram criadas duas novas secretarias, de Regularização Fundiária e Habitação e Executiva do Programa BID e Projetos Especiais. Com o remanejamento das atuais pastas, apenas um novo cargo no primeiro escalão do governo será criado em relação à estrutura já existente, que é do vice-prefeito Mário Hildebrandt.

 

 

Segundo Bernardes, o objetivo da mudança é adequar a estrutura do governo às necessidades e demandas apontadas pela sociedade ao longo da última campanha. A reestruturação também teria reduzido despesas administrativas e ampliado a capacidade de investimento.

De acordo com a prefeitura, em relação a administração anterior a 2013, houve uma redução de três secretarias e também de 83 cargos comissionados das administrações direta e indireta, que na época ocasionou uma economia anual de cerca de R$ 4,4 milhões.

 

 

Airton Maçaneiro assumiu a superintendência do Garcia e não é a primeira vez que ocupa um cargo público. Segundo ele, já foi diretor de Habitação, diretor de Educação Ambiental, Gerente de Lazer e Esporte Comunitário, trabalhando nessa última área desde 1997. Quanto ao trabalho na intendência do Garcia, comentou que como há pouca representatividade na câmara de vereadores desta vez, ele pretende trabalhar com um orçamento para levantar fundos para realizar um trabalho maior.

“Vou conversar com cada secretário, porque dependo deles para levar as principais demandas e gargalos que temos para serem resolvidos. É uma necessidade para podermos trabalhar. O DSU (Diretoria de Serviços Urbanos), URB e Secretaria de Obras serão nossos principais parceiros para que eu consiga trabalhar”, finaliza Maçaneiro. A intendência oferece todos os serviços da Praça do Cidadão e fica na Rua Progresso, nº 300, bairro Progresso, atrás da Coteminas.

 

 

 

O jornalista Rodrigo Ramos, continua na presidência da Fundação Cultural de Blumenau, cargo que assumiu em abril de 2016. “Na época não fazia ideia de que seria convidado, tarefa que assumi com muito orgulho e humildade. Vou trabalhar todos os dias com amor para dignificar a fundação. Nós temos um plano municipal,  de 10 anos,  aprovado no final do ano passado. O conselho municipal de políticas culturais, um braço direito da fundação, com o qual queremos aproximar ainda mais o diálogo com a comunidade cultural, mantendo essa ligação com a sociedade”.

 

 

Rodrigo adiantou que há uma demanda pré-definida montada com a atual equipe. Ele destacou os 65 anos da fundação cultural, 50 anos do cemitério dos gatos, 50 anos do museu da família colonial, 60 anos do Blumenau em Cadernos que é a revista em circulação mais antiga do Brasil. “Já conversei com a professora Sueli (Petry), para abrirmos no dia 2 de Setembro a comemoração do nascimento dos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau. Ainda temos algumas questões pontuais que iremos dialogar com a comunidade cultural para agitar a cultura na cidade” comentou Ramos.  Ele lembra que é muito trabalho, para um orçamento sempre apertado, em razão de vários fatores.

 

 

 

Na Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense (Pró-Família), assume Cristiane Loureiro como presidente da entidade. ” Me sinto honrada pela indicação e pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, promovendo a ação social em prol das famílias blumenauenses” comentou Cristiane, enumerando em seguida todas as atividades desenvolvidas.

 

Confira os novos secretários e presidentes e suas respectivas Secretarias, Fundações e Autarquias

  • Chefia de Gabinete – Jean Henrique Havenstein (PSDB)
  • Procuradoria Geral Do Município – Rodrigo Diego Jansen (DEM)
  • Secretaria de Administração – Anderson Rosa (sem partido)
  • Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais – Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky (PSDB)
  • Secretaria de Defesa Do Cidadão – Rodrigo Agostinho Quadros (DEM)
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo – Moris Cleber Kohl (DEM)
  • Secretaria de Desenvolvimento Social – Oscar Guilherme Grotmann Filho (PSDB)
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Ivo Bachmann Junior (sem partido)
  • Secretaria de Educação – Patrícia Lueders (sem partido)
  • Secretaria Executiva do Programa Bid e Projetos Especiais – Mário Hildebrandt (PSB)
  • Secretaria de Gestão Financeira – Ronaldo Rogério Wan Dall (PP)
  • Secretaria de Governo e Transparência – Paulo Eduardo de Oliveira Costa (sem partido)
  • Secretaria de Infraestrutura Urbana – Régis Evaloir da Silva (PMDB)
  • Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana – Marcelo Schrubbe (sem partido)
  • Secretaria de Promoção da Saúde – Maria Regina de Souza Soar (PSDB)
  • Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação – Juliano Gonçalves (PV)
  • Secretaria de Turismo E Lazer / Proeb – Ricardo Stodieck (PSDB)
  • Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) – Alexandro Fernandes (PSDB)
  • Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) – Carlos Lange (PSDB)
  • Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense (Pró-Família) – Cristiane Loureiro (PSB)
  • Fundação Cultural de Blumenau (FCblu) – Rodrigo Rogério Ramos (sem partido)
  • Fundação Municipal de Desportos (FMD) – Egídio Beckhauser (SD)
  • Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) – Alexandre Baumgratz (PP)
  • Intendência Distrital da Vila Itoupava (Idivi) – Erno Bublitz (PSDB)
  • Intendência Distrital do Grande Garcia (Idigg) – Airton Maçaneiro (PMDB)
  • Companhia Urbanizadora de Blumenau (Urb) – Michael Raul Schneider (PP)
  • Procon – Cezar João Cim (PP)

 

Foto: João Paulo Taumaturgo

 

Foto: João Paulo Taumaturgo

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