terça-feira, 3 agosto 2021
InícioEntrevistaVeja como foi a apresentação do que será o "Parque das Itoupavas"

Veja como foi a apresentação do que será o “Parque das Itoupavas”

Fotos e entrevista: Luciano Bernz

Às 14h desta sexta-feira (6), foi apresentado o projeto urbanístico e arquitetônico do Parque Alcantaro Correa, popularmente conhecido como “Parque das Itoupavas”. O prefeito Napoleão Bernardes, autoridades do município, imprensa e a comunidade acompanharam os detalhes da obra, passados pelos engenheiros da Secretaria de Planejamento. O ar condicionado não deu conta, a sala estava muito quente, situação visível no rosto.

Parque-Alcantaro-Correa

O empreendimento será construído no bairro Itoupava Norte, às margens da BR-470, em uma área total de 49.546 m². Com um investimento de R$ 3 milhões, serão construídas praças, ciclo faixas, quadra poliesportiva, casa enxaimel, hortas, bicicletário, quadras de bocha e vôlei, além de outras áreas de lazer. Os recursos serão provenientes de um convênio com o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (1)

O projeto foi finalizado e está na Secretaria de Obras, na etapa de produção do Termo de Referência. Ainda neste mês de março, os documentos devem ser enviados para a próxima etapa, que é a de abertura do processo de licitação.

 

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (19)

Conversamos rapidamente com o prefeito Napoleão Bernardes:

OBlumenauense: O projeto é esperado há muito tempo pela população da região norte da cidade. O que a comunidade pode esperar do Parque das Itoupavas?

Napoleão Bernardes: É um projeto que vai fazer com que haja muito mais integração entre a comunidade, com oportunidades de saúde, esporte, lazer, além de cultura. Um marco muito importante para a vida da cidade e que ganham não só os moradores da populosa região norte, mas de todos os bairros de Blumenau. Nós podemos observar nos fins de semana no parque Ramiro Ruediger moradores não só do município, mas também de cidades vizinhas. O Parque das Itoupavas também será assim, haja vista a sua proximidade da BR 470.

Serão 49 mil m² de área verde e arborizada, em perfeita comunhão com a natureza. Além disso, terão 14 mil m² de área urbanizada, com oportunidades para a prática de muitos esportes e inclusive um espaço apropriado para os animais. Essa é uma tendência contemporânea, onde famílias frequentam os espaços públicos com seus animais.

Esta obra é fruto de uma parceria com o governo do estado, através do FUNDAM (Fundo de Apoio aos Municípios). Graças a sensibilidade do governador Raimundo Colombo, este é mais um sonho da comunidade de Blumenau, que está no plano diretor desde 1996 e que agora se torna realidade.

OBlumenauense: A região norte é uma das primeiras a sofrer com alagamentos nas enchentes. Existe alguma preocupação de contenção ou algo feito neste sentido?

Napoleão Bernardes:  A decisão dos técnicos, engenheiros, urbanistas e dos arquitetos, é justamente fazer com que nas áreas alagáveis hajam espaços para recreação. Esta é a tendência do urbanismo não só no Brasil, mas em todo mundo. Desde 1996, todos os planos diretores de Blumenau, orientaram para que esta região fosse contempladas com áreas recreacionais.  Como é uma área de vazão da água, quando ela desce, basta limpar e já está pronto para reutilizar.

OBlumenauense: Quando se fala em praças ou parques recreativos, a segurança é uma grande preocupação. Como a administração tratou esse tema no parque?

Napoleão Bernardes:  Primeiramente vamos buscar o envolvimento da comunidade e dar vida ao parque. Com iluminação pública, atrações, eventos e ela utilizando o espaço. Quando a comunidade se apropria e a coisa é do bem, as coisas boas acontecem e seguramente há um melhor uso. Não podemos imaginar focos com falta de segurança e simplesmente descartar um projeto por causa dessa situação. Temos que enfrentar e vencer. Junto com a polícia militar e os conselhos comunitários de segurança, vamos vencer esse desafio e fazer acontecer.

 

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (22)O deputado estadual Ismael dos Santos não poupou esforços para que o “Parque das Itoupavas” se tornasse realidade.

Foi com muita alegria que conseguimos destinar esses R$ 1,8 milhões para a região norte da cidade. Ela abriga mais de 50 mil moradores, que agora terão um espaço de lazer, cultura, eventos e feiras. Isso torna ainda mais humana a nossa sempre querida e bela Blumenau.

Eu fico grato com essa ação e fico agora na expectativa de um cronograma regressivo, para que no máximo até julho de 2016, possamos cortar a fita de inauguração do Parque das Itoupavas.

 

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (3)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (4)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (6)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (2)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (8)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (7)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (13)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (11)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (12)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (14)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (15)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (10)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (9)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (16)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (17)

Parque Alcantaro Correa 6-3-15 (20)

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS