quinta-feira, 24 junho 2021
InícioEventosVeículos da 2ª Guerra chamaram a atenção em Blumenau na manhã deste...

Veículos da 2ª Guerra chamaram a atenção em Blumenau na manhã deste sábado (8/05)

Muitos moradores de Blumenau foram surpreendidos por vários veículos da década de 1940 que passaram em comboio por várias ruas na manhã deste sábado. Conforme publicamos ontem, eles fazem parte da Coluna da Vitória que reuniu cerca de 45 veículos de colecionadores de Santa Catarina e até do Rio Grande do Sul.

O Dia da Vitória, comemorado em 8 de Maio, marca o fim da 2ª Guerra Mundial na Europa em 1945. O conflito que ceifou milhões de vidas teve como principal protagonista a Alemanha de Adolf Hitler. Do 23º Batalhão de Infantaria partiram muitos soldados, moradores de Blumenau e da região, que se destacaram na conquista de Monte Castello, na Itália. O país era aliado dos Nazistas e comandando pelo primeiro-ministro e ditador Benito Mussolini.

O evento de hoje foi organizado por uma entidade não ligada diretamente ao exército, que  cedeu o pátio do batalhão no bairro Garcia, onde ocorreu uma solenidade. Nosso colaborador Soni Robinson Witte esteve no local e registrou as homenagens, que contaram com a participação de pracinhas, hoje com cerca de 100 anos.

Do batalhão na Rua Amazonas, os veículos passaram pela Praça Marechal Mascarenhas de Morais, também conhecida como a praça da Fonte Luminosa, onde há um monumento aos pracinhas mortos na guerra, Centro e seguiram para as próximas cinco cidades do Médio Vale do Itajaí. OBlumenauense já registrou quando alguns desses veteranos participaram uma solenidade na mesma praça.

A próxima parada foi em Pomerode, depois Rio dos Cedros, Benedito Novo, Timbó e Indaial; retornando para Blumenau por volta das 16h. O comboio reúne jipes, caminhões, caminhonetes e motocicletas, como os utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), que na época, integrou o 5º Exército dos Estados Unidos.

Um avião do mesmo modelo que participou da guerra irá se apresentar durante a passagem por Rio dos Cedros, onde serão feitas homenagens. Perto das 13h, foi programada uma apresentação do exército próximo ao Posto de Combustíveis Delta, quanto um trecho da via foi interrompido temporariamente.

Já em Benedito Novo, o comboio passa na casa do Sr. Walter Paganelli, próximo da prefeitura, para homenagens e condecorações. O próximo destino do roteiro é Timbó, passando na frente da prefeitura e do memorial aos pracinhas, que no momento está em reforma. Depois de passar por Indaial, ele volta à nossa cidade.

Confira os vídeos da passagem por Blumenau:

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS