domingo, 23 janeiro 2022
InícioGeralVai viajar? Cuidados para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti!

Vai viajar? Cuidados para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti!

 

Depois de um ano de muito trabalho, finalmente chegaram as férias. Quem ainda está em casa, geralmente toma todos os cuidados com a segurança, mas esquece de evitar que o mosquito causador de várias doenças se procrie.

Sempre é importante lembrar, que o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, ele se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso, todos devemos trabalhar juntos para eliminar os focos do mosquito. A orientação é para que pelo menos uma vez por semana, os morados dediquem 15 minutos para fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, o ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Para quem vai viajar, e ficar vários dias fora de seu lar, é ainda mais indicado, ainda mais no verão quando são comuns as tempestades no final do dia.

Siga as seguintes dicas básicas:

  • Tampe os tonéis e caixa d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Como eliminar os focos

  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco;
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;
  • Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.;

Saiba como efetuar a limpeza de objetos usados para armazenamento de água

  • Tampar e lavar reservatórios de água são ações importantes para o combate ao Aedes aegypti. A limpeza deve ser periódica com água, bucha e sabão.
  • Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Recomendações de utilização da água sanitária:

Água sanitária também poder ser utilizada no combate às larvas. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais.

Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população nos seguintes criadouros:

 

[table id=3 /]

 

DENUNCIE FOCOS DO AEDES AEGYPTI

]Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

* Com informações do Ministério da Saúde

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS