A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) de Blumenau está reorganizando algumas vias municipais na área central e na região da Velha, especialmente em relação aos estacionamentos públicos rotativos em locais como as ruas Alberto Stein e Pres. John Kennedy. A Rua Padre Roberto Landell de Moura e a via de acesso a Praça Victor Konder, ao lado da Prefeitura de Blumenau, também estão em fase de adequação.
Na Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica, no trecho entre a Rua João Pessoa e Humberto de Campos, as vagas de estacionamento foram regulamentadas com a implantação de placas e pintura, de forma que todos os veículos estacionem em paralelo a via e não mais em diagonal.
A sinalização de trânsito da via já está implantada, assim como, na Rua Pres. John Kennedy, onde as vagas de estacionamento do lado direito até o colégio foram suprimidas, ficando permitido apenas o embarque e desembarque e não mais a parada dos veículos até as 19h. No lado esquerdo, a restrição de estacionamento e parada foi reduzida em 1 hora, das 20h para a 19h.
De acordo com a Seplan, todas as alterações foram motivadas pelas alterações urbanas e do fluxo de veículos nas duas regiões da cidade, e para destravar algumas situações que geram filas em horários de pico. “A cidade vai sofrendo alterações urbanas constantes, e são necessárias adequações viárias para acompanhar as mudanças. Em frente ao Parque Vila Germânica os condutores estavam estacionando de modo irregular, bloqueando o aceso aos portões do parque, e obstruindo vagas de idosos, portadores de necessidades especiais e Polícia Militar. Já na Rua Pres. John Kennedy, também há uma grande demanda por conta do Teatro Carlos Gomes e do colégio local, que impactam na mobilidade das Ruas 7 de Setembro e Namy Deeke”, avalia o secretário da pasta, Éder Boron.
Outras benfeitorias estão em implantação no sistema viário ocorrem na via de acesso a Prefeitura de Blumenau, onde as vagas de estacionamento de motos foram deslocadas, melhorando a circulação do local.
Já na Rua Padre Roberto Landell de Moura, além da abertura do raio da via pública, para melhorar a mobilidade, as vagas destinadas aos taxistas, que estão provisoriamente alocados, serão reposicionadas para frente da Justiça Federal.
Com informações de Fernando Gonzaga, da SECOM/BNU.