Vacinação de rotina está adiada em Blumenau e a prioridade será Influenza

Foto: Marcelo Martins

 

 

 

Foto: Marcelo Martins

 

A Prefeitura de Blumenau iniciou nesta segunda-feira (23/03/20), a 1ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, para idosos e trabalhadores da saúde. Já no primeiro dia da campanha, o Ministério da Saúde (MS) orientou os municípios a adiarem a vacinação de rotina, principalmente em crianças, durante a primeira fase da campanha, até o dia 15 de abril.

O objetivo é evitar aglomerações nas unidades de saúde. A prefeitura orienta que a população aguarde a conclusão desta fase para que possa voltar às unidades de saúde para se vacinar.

No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) vacinou 1.346 idosos em casas asilares e trabalhadores de saúde. A expectativa é vacinar 41 mil pessoas, neste primeiro momento.

A solicitação do MS é para que pais e/ou responsáveis aguardem para comparecer aos postos de saúde a partir do dia 16 de abril, quando se encerra a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de reduzir o contato, principalmente deste público com os idosos que são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido ao coronavírus.

Para as demais faixas etárias, o pedido é para que deixem para atualizar a caderneta de vacinação após o dia 16 de abril. As únicas vacinas que irão continuar são Sarampo e Febre Amarela, pela região ser considerada área com transmissão ativa do Sarampo e da Febre Amarela.

Fonte: Prefeitura de Blumenau