quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralVacinação contra a poliomielite atinge apenas 24,7% do esperado em Blumenau

Vacinação contra a poliomielite atinge apenas 24,7% do esperado em Blumenau

Por Nicolle Esthal

O baixo número de adesão à campanha de vacinação contra a poliomielite tem preocupado a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (SEMUS). A expectativa do Ministério da Saúde é atingir 15 mil crianças, mas até agora, apenas 1.237 foram imunizadas desde o dia 5 de outubro, quando iniciou a campanha. No total foram aplicadas 377 doses em crianças com até um ano, 251 com até três, 310 com até quatro, registrando uma média de 247 vacinas diárias, das 1 mil previstas.

Os números devem servir de alerta para os pais e responsáveis que talvez não estejam lembrando das consequências que a falta dessas gotinhas podem trazer para seus filhos. A pólio é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade e é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum (água ou alimentos contaminados, por exemplo) e se multiplica no intestino.

Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dor nos membros. Uma em cada 200 infecções causa paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem quando há paralisia dos músculos respiratórios.

A campanha segue até o dia 30 de outubro e o dia “D” de mobilização nacional de vacinação, será no próximo sábado (17). A prefeitura disponibilizará uma opção a mais de atendimento para imunizar crianças e adolescentes. Além das unidades de saúde com sala de vacina ativa, que funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, será montado um Ambulatório no Parque Vila Germânica, que vai atender por ordem de chegada, também das 8h às 17h.

Lembrando que sempre precisamos estar atentos à caderneta de vacinação das nossas crianças e não esquecer e estar com ela em mãos ao chegar na unidade de saúde. Além da imunização contra a poliomielite, a campanha também serve para colocar em dia, vacinas atrasadas de crianças e adolescentes.

De segunda à sexta, no período da manhã, as Unidades Saúde da Família (ESF), estão atendendo agendamentos prévios feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. Já durante a tarde, o atendimento é voltado aos agendamentos realizados pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura. O funcionamento das salas de vacinação dos ESF’s está acontecendo das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Enquanto os Ambulatórios Gerais (AGs), atendem durante todo o dia os agendamentos feitos de forma online.

 

MAIS LIDAS