Vacina para Covid-19: Blumenau abre agendamento a gestantes e puérperas com comorbidades

Outro grupo que pode agendar são as pessoas com Deficiência Permanente (BPC). Confira qual é a documentação necessária para vacinação.

A Prefeitura de Blumenau abrirá às 17h desta quinta-feira (6/05/21), o agendamento para que gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades. Além delas, também poderão ser agendadas pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) – Programa de assistência social do Governo Federal – possam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Para agendar, clique aqui  ou utilize o serviço Alô Saúde disponível no telefone 156 (opção 2) que atende até às 22h. As vagas são para vacinação na sexta-feira (7), no Parque Vila Germânica.

São 1,4 mil doses, sendo destinadas 580 para gestantes e puérperas acima dos 18 anos e com comorbidades. As outras 830 doses estão reservadas para pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC do Governo Federal, com idade entre 18 e 59 anos. A expectativa do município é complementar a vacinação destes públicos com a chegada de outras remessas do imunizante.

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É importante ficar atento as informações do agendamento para não faltar à data prevista para a vacina. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Acesso à aplicação da vacina

A orientação é para que os usuários cheguem com até 15 minutos de antecedência ao Parque Vila Germânica para apresentar a documentação comprobatória junto com o documento de identidade e carteira de vacinação. Não é necessário chegar com mais antecedência para evitar aglomerações.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Confira os públicos e a documentação necessária para vacinação:

  • Gestantes acima dos 18 anos com comorbidades: Carteira de acompanhamento da gestante/pré natal ou atestado médico + comprovação de comorbidade.
  • Puérperas acima dos 18 anos com comorbidades: Declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento + comprovação de comorbidade.
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 18 a 59 anos: Comprovante de recebimento do beneficio.

Com informações de João Vitor Korc [SECOM/BNU]