Vacina infantil contra Covid-19 não necessita de agendamento em Blumenau

Com isso, pais ou responsáveis de crianças de 5 a 11 anos poderão levá-las diretamente ao Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell. Veja os horários e outros detalhes.

Foto: Marcelo Martins

A partir desta quinta-feira (17/02/22), a Prefeitura de Blumenau acaba com a necessidade de agendamento para vacinação infantil contra a Covid-19. Com isso, pais ou responsáveis de crianças de 5 a 11 anos poderão levá-las diretamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ao Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell, no bairro Itoupava Norte, para aplicação da primeira dose.

A medida tem como objetivo facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura nesta faixa etária – até esta quarta-feira (16), menos de 20% das crianças de 5 a 11 anos que residem na cidade foram vacinadas com a dose inicial.

A vice-prefeita e Coordenadora Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar, alerta para a atual situação e clama aos pais para que providenciem a imunização dos seus filhos. “Estamos registrando alta de internações de crianças com Covid-19 em todo o estado. Tivemos a volta das aulas e precisamos garantir a maior segurança possível aos alunos. A vacinação é um ato de amor e responsabilidade”, afirma.

No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível aqui.

Importância da vacinação

Estudos científicos embasam a eficácia da vacina para ampliar a resposta imunológica e, assim, reduzir a incidência da casos graves por coronavírus. A utilização do imunizante tanto da Pfizer como da Coronavac em crianças e adolescentes foi tecnicamente avaliada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, cerca de 80% das crianças catarinenses de 5 a 11 anos não receberam a primeira dose contra a Covid-19. Dados divulgados nesta semana pelo Governo do Estado apontam que a taxa de ocupação de leitos de UTI Pediátrica para tratamento de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro em Santa Catarina.

No dia 1º de fevereiro, apenas três leitos de UTI estavam com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16%. Já no dia 15 de fevereiro, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73%.

A Secretaria de Estado da Saúde identificou ainda um aumento de 1.094% nas internações por Covid-19 de menores de 15 anos de idade, passando de 16 registros no período de 28 de novembro de 2021 até 1º de janeiro de 2022 para 191 registros no período de 2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022. O dado inclui casos hospitalizados em leitos de enfermaria e UTI.

Nas crianças de 0 a 4 anos, o número de internações passou de 13 em 2021 para 139 em 2022. Já para as crianças de 5 a 11 anos, o número de internações passou de 2 em 2021 para 42 em 2022. Na faixa etária de 12 a 15 anos, apenas 1 internação foi observada em 2021, enquanto 10 internações já foram notificadas em 2022.

Demais públicos

A aplicação da primeira dose para pessoas acima de 12 anos ocorre nos Ambulatórios Gerais (AGs) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa, cuja lista está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina, sem necessidade de agendamento.

Já a terceira dose, voltada para pessoas acima de 18 anos que receberam duas doses de Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca há mais de quatro meses, é aplicada mediante agendamento. A reserva de vaga ocorre tanto pelo site da Prefeitura, no link bit.ly/VacinaBlumenau, ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que funciona em dias úteis, sempre das 17h às 20h.

Por sua vez, a aplicação do reforço da Janssen não necessita de agendamento prévio.

As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Blumenau.