sábado, 22 janeiro 2022
InícioGeralUso contínuo do álcool gel exige cuidados com a hidratação

Uso contínuo do álcool gel exige cuidados com a hidratação

 

 

 

 

Entre as recomendações para evitar o contágio da Covid-19 estão: evitar contato físico, etiqueta respiratória, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, não frequentar locais com aglomerações e higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool gel.

“Esse é um problema grave para a saúde pública do Brasil. Vemos os números aumentarem diariamente, mas manter-se calmo e informar-se corretamente são os recursos importantes para lidar com a doença neste momento”, afirma o dermatologista André Piancastelli (CRM: 29915 – MG). Assim como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, da qual Piancastelli faz parte, indica utilizar álcool gel na impossibilidade de lavar as mãos com água corrente e sabonete.

O álcool gel recomendado é o 70% medicinal, que é apropriado para a pele e diminui o tempo de vida do vírus para um minuto, em até 70% dos casos. Devido a sua alta sobrevivência em superfícies – nas de metal, vidro e plástico é de nove dias -, o cuidado com a higiene das mãos torna-se fundamental para evitar contaminações.

“Graças a eficácia e praticidade de uso, o álcool gel é um grande aliado na luta contra o Covid-19. É importante usá-lo continuamente, mas com atenção ao ressecamento que pode causar na pele”, completa o Dr. André.

O uso frequente do produto compromete a camada de gordura e reduz a umidade natural da pele. Além disso, lavar as mãos continuamente pode causar o ressecamento, pois, o excesso de água retira o NMF, sigla em inglês para fator de hidratação natural. Esse importante fator é solúvel em água e é fundamental para a descamação normal da pele. As mãos, então, ficam com sensação de ressecamento, aspereza e aspecto descamativo.

 

Imagem: Pixabay

 

O ressecamento também compromete a função de barreira da pele, contribuindo para o surgimento de dermatites e outras patologias. Para contornar esse ponto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica a aplicação de cremes e loções hidratantes de três a quatro vezes ao dia, sempre após o álcool gel evaporar por completo das mãos.

Ao escolher o hidratante, é importante considerar o tipo de pele para que o efeito seja o desejado. Esfregue uniformemente pelas mãos com movimentos suaves, até o produto ser absorvido na linha. Depois dê uma atenção especial para cutículas, que também sofrem ressecamento.

Confira o passo a passo para higienizar e cuidar das mãos:

  • Após retirar anéis e acessórios, mole as mãos e os pulsos;
  • Passe sabonete na superfície das mãos;
  • Esfregue a Palma das mãos por 30 segundos;
  • Esfregue as costas da mão esquerda com a palma da direita, com os dedos Entrelaçados e vice-versa ponto;
  • Fecha as mãos e esfregue uma na outra;
  • Esfregue os polegares com movimentos circulares, usando a palma da mão oposta;
  • Esfregue as palmas das mãos com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares
  • Esfregue a mão em água corrente;
  • Seque com palha ou folha de papel descartável;
  • Use uma toalha de papel para fechar a torneira.
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS