domingo, 24 outubro 2021
InícioClimaUrupema amanhece com -9°C, a temperatura mais baixa de SC nesta quarta-feira...

Urupema amanhece com -9°C, a temperatura mais baixa de SC nesta quarta-feira (14/08)

 

 

Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura de Urupema

 

Se o friozinho de Blumenau não agrada muitas pessoas, imagine enfrentar uma temperatura de -6°C como a registrada por volta das 8h desta quarta-feira (14/08/19) em Urupema (SC). Não caiu neve, mas houve formação de geada, de acordo com os dados do Centro de Informações de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

 

Foto: Marília Oliveira/Divulgação

 

Em outras cidades da Serra Catarinense, os termômetros também marcaram temperaturas negativas. Foram os casos de Bom Jardim da Serra e São Joaquim (-6°C); Urubici, Curitibanos, Lages e Água Doce (-4ºC); Monte Castelo (-3°C), Rio Rufino, Itaiópolis e Caçador (-2°C).

 

Foto: Arcanjo 03

 

Em Blumenau, a temperatura mínima foi oficialmente registrada pelo Alertablu às 7 horas, quando o termômetro da estação do Parque Vila Germânica marcou 8,3°C. Neste momento (11h17) faz 14,7°C com previsão de não passar dos 19°C. A umidade relativa do ar está baixando e está em 41,8%, enquanto o nível do Rio Itajaí-Açu com 39 cm.

A previsão indica tempo estável, por causa de uma massa de ar seco e frio de origem polar que está sobre Santa Catarina. Por isso o sol deve predominar na maior parte do dia. Entre o fim da tarde e à noite, a cobertura de nuvens aumenta aos poucos por causa do deslocamento de umidade do mar.

Na quinta-feira (15),o deslocamento de umidade do ar em direção ao continente, causa presença de nuvens principalmente durante a madrugada/amanhecer e depois no período noturno. No resto do dia, tempo firme com predomínio do sol. As temperaturas mínima e máxima variam entre 9°C e 21°C, com o vento fraco soprando da direção nordeste.

O tempo se mantém firme na sexta-feira (16), devido à influência do sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). No início do dia as temperaturas variam em torno de 12°C e durante a tarde fica um pouco mais quente, mas agradável com máxima de 25°C. Previsão de vento fraco da direção oeste/noroeste, passando a nordeste.

O final de semana será de tempo firme em Blumenau, sem mudança significativa, ainda influenciada pelo sistema de alta pressão presente no leste do Estado. O frio perde intensidade no início das manhãs, e a temperatura mínima não deve ser inferior a 14°C, enquanto a máxima pode chegar a 28°C.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS