Universidade pública de SC está entre as melhores da América Latina.

Em 2021, ela subiu 29 posições no ranking pela organização internacional Times Higher Education (THE).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel [Secom]

Depois de subir 29 posições em relação ao ranking do ano passado, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aparece em 63º lugar no Latin American University Ranking, levantamento que aponta as melhores instituições de ensino superior da América Latina. Esse levantamento é feito pela organização internacional Times Higher Education (THE). Acesse o ranking.

É o segundo ano consecutivo em que a Udesc apresenta elevação de conceito: no ano passado, ocupava a 92ª colocação; quando estreou no levantamento, em 2019, a universidade estava no estrato 101+.

Das quatro instituições catarinenses listadas, a Udesc segue como a segunda melhor ranqueada: as outras citadas são a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O Brasil se manteve como o país com maior número de instituições no ranking: 67, dentre as 177 avaliadas, de 13 países. As melhores colocadas são a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), que seguem em segundo e terceiro lugares. A lista é encabeçada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, pelo terceiro ano seguido.

Melhores do mundo

A Udesc também é destacada pela THE entre as melhores instituições do mundo em três outros levantamentos: no World University Ranking, de abrangência global; no Golden Age University Rankings, com instituições entre 50 e 75 anos de existência; e no THE Emerging Economies, com universidades de países de economias emergentes.

Todos os rankings do THE utilizam a mesma metodologia, que faz sua análise com base em 13 indicadores, distribuídos em cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

Fonte: Governo de SC