Unimed anuncia que será patrocinadora do projeto Paradesporto de Blumenau

Fotos: Marlise Cardoso Jensen

Durante um almoço servido na Unimed, onde foram convidados imprensa, algumas autoridades, diretoria da empresa, paratletas e seus familiares, foi assinado o contrato de patrocínio para o Programa Paradesporto Escolar e Adulto, por meio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu). A solenidade foi realizada na sede da cooperativa nesta quarta-feira (28/6/17), com a presença do prefeito e do presidente da câmara de vereadores de Blumenau.

A Unimed já é parceira do programa desde 2014, mas durante um ano passará a ser agora patrocinadora master dos atletas, com aportes mensais para viabilizar treinamentos e participação em competições, além do apoio na formação de professores, fornecimento de material, uniformes e na disponibilização de ambulâncias para eventos paradesportivos.

 

Professora Giselle Margot Chirolli

 

Criado em 2011, pela professora Giselle Margot Chirolli, o Paradesporto iniciou como projeto voluntário, com poucos alunos. Atualmente, é um programa da Secretaria Municipal de Educação e conta com uma equipe de 27 professores para atender a 318 alunos em 58 polos, além de um extenso portfólio de medalhas e resultados na melhora da qualidade de vida dos atletas e suas famílias.

“Os paratletas são uma referência de superação muito importante para todos nós e por isso tornamos esse projeto um programa, uma política do nosso município, para que permanece independentemente do governo que estiver na prefeitura. E esse apoio da iniciativa privada vem fortalecer toda essa proposta”, afirmou o prefeito Napoleão Bernardes em seu discurso durante o evento.

 

Paulo Bonin

 

Para o presidente da Apesblu, Paulo Bonin, a parceria com a cooperativa significa a possibilidade de investir ainda mais na estrutura oferecida aos paratletas. “Somos todos voluntários, vivemos de eventos e esses recursos vão nos ajudar muito”, observou. Bonin é pai de um ex-paratleta que frequentou as aulas do programa e sabe bem os benefícios que elas trouxeram para o filho.

Assim como ele, os demais pais presentes testemunharam a mudança dos filhos que frequentam o programa. “Meu filho começou a fazer natação para bebês com um ano e oito meses. Percebemos que isso o ajudou bastante, deu mais força física”, comentou Françoise Valle Krauss, mãe de Igor, hoje com quatro anos.

 

 

O presidente da Unimed Blumenau, Marco Antônio Bramorski, conta que a cooperativa não hesitou em ampliar a parceria com a associação. “Temos certeza de que a partir disso, outras empresas irão se inspirar a apoiar essa iniciativa”, concluiu.

O Paradesporto oferece atualmente nove modalidades, abrangendo todas as localidades de Blumenau. Segundo Giselle, que hoje é a diretora do Paradesporto Escolar, o programa é o maior de Santa Catarina e conta com metodologia diferenciada e pioneira no país. Além dele, Paradesporto Adulto já desponta entre os maiores do Brasil, com conquistas de medalhas e prêmios em modalidades de alto rendimento.

Parabéns à Unimed, que na natureza de seu negócio tem a medicina, e certamente muitos profissionais ligados à operadora de saúde atendem ou atenderam alguns desses paratletas. Muitos momentos do evento, foram de fortes emoções, em que os participantes “engoliram a seco o choro”.  Era de felicidade, por tantas superações, inclusive manter o projeto funcionando.

Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]