terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioGeralUnidade Cobra, do BOPE da Polícia Militar, está usando o novo uniforme...

Unidade Cobra, do BOPE da Polícia Militar, está usando o novo uniforme multicam

 

 

 

Fotos: PM/SC

O grupo Comando de Operações Busca Resgate e Assalto (Cobra), unidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está de uniforme novo desde o dia 19 de julho. O Cobra opera em mais variados tipos de terreno, altitude, clima e vegetação de Santa Catarina.

O novo uniforme multicam atende essa necessidade operacional e foi resultado de testes e estudos, devidamente analisados e chancelados pelo Estado-Maior Geral da PMSC. Ele possui uma gandola tipo “combat shirt” confeccionada em tecido rip stop e tecidos respiráveis, com gola mandarim no uniforme operacional. O desenho da roupa utiliza o camuflado multicam, que serve para uso exclusivo do Cobra/Bope e de policiais formados em Operações Especiais lotados na unidade.

 

 

A camuflagem leva em conta diversos aspectos como elementos do terreno, geografia, mudanças sazonais, condições de iluminação, espectros visuais e infravermelho. Também é importante o design das manchas, sua construção, tamanho, padronagem e cores, características ambientais e de elevação em diferentes regiões.

 

 

A farda antiga continuará sendo usada dependendo da missão e da urgência do seu cumprimento. Os “caveiras” do grupo Cobra poderão utilizar o uniforme multicam ou o tradicional uniforme preto, tendo em conta o seu significado histórico para as Operações Especiais e seu significado técnico principalmente para missões de resgate e retomada de reféns.

Para o oficial do Cobra, capitão Cristofer Tiemann, esse novo padrão de camuflagem tira proveito da forma como o olho e o cérebro humano percebem a forma, volume e a cor. Uma vez que apenas uma porção muito pequena do nosso olho percebe a cor, o cérebro faz uma série de ‘preenchimento’ para completar a visão.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS