Uma noite para comemorar a imigração alemã no Centro Cultural 25 de Julho

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na data de hoje, 25 de julho, é comemorado o Dia do Imigrante. O Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, prepara uma apresentação cultural na noite desta terça-feira. Vai ter encenação, projeções, dança e o canto coral, uma das fortes tradições que os primeiros imigrantes trouxeram. Diferente de outros eventos, dessa vez não estarão no palco, os diferentes grupos de dança, o Liederkranz (Coro Masculino), as Harmônicas, entre outros que fazem parte do clube.

Segundo a maestrina do Coro Misto Stimmen des Herzens (Vozes do Coração), Michele S. Guckert, as músicas escolhidas para a apresentação são conhecidas e tem muita ligação com os descendentes de povos germânicos. “Antes de fazer o texto da apresentação, fizemos uma pesquisa, em que pedimos aos coralistas para trazerem livros e materiais com músicas de suas casas para fazer uma seleção. Essas músicas trazem em suas letras lembranças, coisas do passado, talvez até saudades da terra natal. Sentimentos que os alemães provavelmente tiveram aqui no Brasil”.

 

Maestrina do Coral Misto Stimmen des Herzens (Vozes do Coração), Michele S. Guckert

 

Durante a apresentação do Coro Misto haverá a participação do Grupo de Dança Folclórica Blumenauer Volkstanzgruppe, que foi convidado para fazer as encenações. Serão passadas imagens em uma tela e durante as falas, sempre terão cenas mostrando elementos da chegada dos imigrantes. “São cenas que retratam a cultura, a música, as festas, a religiosidade e de como tudo isso aconteceu no Brasil”, comenta Michele.

Muitas pessoas certamente lembrarão de sua infância. “Em casa costumávamos cantar com o Opa e Oma nos finais de semana. Muitas pessoas irão se identificar com nosso repertório” lembra a maestrina. O cenário da apresentação promete ser uma boa surpresa.

Michele viaja por cerca de 1h10min todas as segundas-feiras de sua casa em Schroeder para Blumenau, onde ensaia com os integrantes do Coro Misto do 25 de Julho. Ela já vem no período da tarde para ensaiar antes com integrantes da ASAPREV Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas. “O trabalho nos corais é algo que tenho muito apreço. Antes de assumir o coro já conhecia o trabalho no 25 de Julho, principalmente dos Velhos Camaradas”, finaliza.

As músicas escolhidas foram: Nun ade du mein lieb Heimatland, Conquest of Paradise, Heimweh, Kein Schöner Land, Cio da Terra, Lustig ist das Zigeunerleben, Schwarzbraun ist die Haselnuss, Lichetensteiner Polka, Manhãs do Sul do Mundo e Pout Pourri.