terça-feira, 2 março 2021
Início Geral Uma Kuchen Bem Blumenau: colaboradores criam receita de cuca no aniversário da...

Uma Kuchen Bem Blumenau: colaboradores criam receita de cuca no aniversário da cidade

 

 

 

Se tem um traço que define bem a história de Blumenau é a influência que a culinária germânica tem na cidade. Da fundação, em 1850, até os dias de hoje, pratos típicos seguem no cardápio dos blumenauenses. Repaginada e com diversas opções de sabores, a cuca é uma delas.

E no aniversário de 169 anos de Blumenau, a Teclógica, empresa de TI e Negócios fundada há 25 anos na cidade, perguntou aos seus mais de 100 colaboradores: o que uma “Kuchen Bem Blumenau” deve ter?

 

 

As respostas foram coladas em cartazes espalhadas pelos três andares da companhia, localizada na Rua XV de Novembro, bem no centro de Blumenau, e deram origem a uma receita original. E a receita, desenvolvida por uma confeitaria da cidade, leva dois ingredientes tradicionais e amados por boa parte dos blumenauenses: farofa e banana.

Na próxima terça-feira (3/09/19), a Kuchen Bem Blumenau criada pela equipe da Teclógica será degustada pelos colaboradores que ajudaram a dar vida a edição da iguaria. Os mais de 100 colaboradores receberão, logo pela manhã, o doce e poderão degustar um café especial na volta do aniversário da cidade.

“Todos os anos desenvolvemos ações com o intuito de celebrar o respeito e que temos pela nossa cidade, berço da nossa história. Blumenau é uma cidade que preserva suas tradições, mas também acolhe quem vem de outras regiões. Aqui construímos uma história de 25 anos de sucesso e nossos colaboradores são parte fundamental disso. Eles criam, diariamente, ações que visam o sucesso do negócio e na ação propomos que eles tivessem papel central na criação da nossa celebração para o aniversário da cidade. Preservar nossa história é essencial para olharmos o futuro e fazermos ainda mais pela região”, destaca o CEO da Teclógica, Gilmar Tamanini.

 

Cuca: origem e tradição nos cafés coloniais

Doce que surgiu na região alemã da Silésia, a streuselkuchen – ou só cuca para os brasileiros – tem características marcantes como a farofa, e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Até hoje tem destaque nos cafés coloniais e é uma das receitas que dificilmente é encontrada fora do Sul do país.

Na versão criada pela Teclógica, a massa é a de pão, mas o doce já pode ser encontrado em diversas versões não tradicionais na região. A versão com linguiça Blumenau, por exemplo, é uma das receitas mais recentes da iguaria, com uma inusitada mistura de ingredientes doces e salgados.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS