segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEntrevistaUma escola para cães em Blumenau

Uma escola para cães em Blumenau

Treinamento cachorro (17)

Entrevista e fotos: Luciano Bernz | Texto final: Claus Jensen

O trabalho de adestramento deles ficou muito conhecido através do cão Sheep, usado em uma campanha para o Seterb. O Caio Barbosa é adestrador, e nos falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido junto com as sócias Gisele Coelho e Cíntia de Oliveira.

Treinamento cachorro (1)

Eles tem duas empresas. Uma é a Hundeplatz Cães de Trabalho, que realiza o treinamento de cães para guarda e apresentações.

Treinamento cachorro (9)

A outra é o Clube Mascotes que oferece serviços de banho e tosa, além de creche e hotel. Muitos cães passam o dia na creche enquanto seus donos vão trabalhar.

Treinamento cachorro (5)

Caio possui vasta experiência em adestramento, inclusive treinando cães e policiais da Polícia Militar de São Paulo. Segundo ele, há um aumento significativo na demanda por treinamento de cães para oferecer segurança, devido aos altos índices de arrombamentos e assaltos em Blumenau. Mas se a pessoa quiser um animal treinado, pronto para levar, eles também colocam à disposição. Mas terá que passar por um período de adaptação com o novo dono.

O Blumenauense: Qual é o período de treinamento dos cães?

Caio Barbosa: Os cães são treinados diariamente. Nós oferecemos um pacote mínimo de 6 meses para o treinamento. Nesse período, eles são treinados para guarda e proteção; seja patrimonial ou pessoal. Esse treinamento, pode ser feito para filhotes ou até cães adultos, desde que o animal tenha vocação para isso.

O Blumenauense: Quais as diferenças entre treinar cães de guarda e para exibições?

Caio Barbosa: Existe muita diferença do treinamento para cão de guarda e para cães utilizados em apresentação, os chamados Show Dogs. O cão de guarda tem que viver no treinamento uma situação mais real do dia a dia. Já para shows, são mais brincadeiras, e é um cão mais socializado com todos.

O Blumenauense: Uma das preocupações que a maioria tem com relação a um cão de guarda, é de alguém jogar alguma comida envenenada que venha causar a morte do animal. Como vocês evitam esse tipo de situação?

Caio Barbosa: O cachorro tem que ser treinado desde filhote para entender que somente o seu dono é o provedor da sua comida. Ele não pode aceitar nada das mãos de estranhos ou do chão. Não tem sentido você investir em treinamento para formar um cão de guarda, se alguém lhe joga comida envenenada e ele pega.

O cão adulto, depende muito da idade para aprender isso, porque ele já está acostumado com hábitos do proprietário. Nesse caso, temos que avaliar o cão. É um pouco difícil, mas não impossível. O ideal mesmo é ensinar desde filhote, assim ele vai crescer sabendo o que pode e o que não pode. Lembrando que o proprietário do cachorro participa dos treinamentos, para que os cães atendam aos seus comandos e só peguem comida da sua mão.

 

Treinamento cachorro (6)

Neste caso, podemos observar na foto o cão Capo. Quando lhe é oferecida uma salsicha, ele quer atacar quem está oferecendo, e não pega nenhum pedaço do chão. Mas, quando seu dono, no caso o Caio, lhe oferece em sua mão, ele come tranquilamente.

Treinamento cachorro (18)

 

Caio Barbosa concluiu explicando que o treinamento de um cão deve ser reciclado.

O adestramento é como se fosse uma escola, uma vez que você começa a estudar, não pode parar. Então é necessário de tempos em tempos fazer uma reciclagem, treinar novamente para que o cão nunca esqueça o que aprendeu. O cachorro além de ser o melhor amigo do homem, pode ser também o seu melhor guardião. Essa é uma boa dica para guarda patrimonial e pessoal.

As empresas ficam localizadas na Rua Victor Hering, 510 (Bom Retiro). Para contatar, você pode ligar no 47 3041-1449.

 

Seguem mais fotos deste belo trabalho:

Treinamento cachorro (11)

Treinamento cachorro (12)

Treinamento cachorro (13)

Treinamento cachorro (14)

Treinamento cachorro (15)

Treinamento cachorro (3)

Treinamento cachorro (1)

Treinamento cachorro (2)

Treinamento cachorro (7)

Treinamento cachorro (5)

Treinamento cachorro (10)

Treinamento cachorro (16)

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS