segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGastronomiaUdesc e ADR vão lançar livro com receitas típicas alemãs de Ibirama

Udesc e ADR vão lançar livro com receitas típicas alemãs de Ibirama

Tradicional torta de queijinho será uma das receitas do livro | Foto Renata Vieira

 

Por Helena Marquardt, da ADR Ibirama

Resgatar e preservar a cultura através da gastronomia, da língua, da arquitetura e do patrimônio natural da cidade. Este é o objetivo de um livro com receitas típicas trazidas pelos colonizadores alemães para Ibirama e que está sendo produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina, através do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. A obra, que contará um pouco da história de cada prato, de quem o produz e também mostrará os atrativos turísticos de todos os bairros de Ibirama, deve ser lançada nos próximos meses em dois idiomas.

A estudante de Engenharia Sanitária da Udesc, Diomar Caetano, que é apaixonada por gastronomia e também participa de um projeto de extensão da universidade para elaboração de pratos aproveitando quase 100% dos alimentos é uma das coordenadoras da iniciativa e destaca que o livro, além de contribuir com o resgate cultural, também deve fomentar o turismo. “Queremos mostrar tudo que o município possui e que as pessoas ainda não conhecem, isso envolvendo gastronomia, o idioma alemão e também o patrimônio natural e histórico como as casas em modelo enxaimel”, explica.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, explica que nesse processo a Regional vai ajudar na identificação das receitas típicas de cada comunidade e visitar as famílias para entrevistas e elaboração dos pratos. “Nossa intenção é percorrer todos os bairros porque cada localidade guarda um tesouro escondido e que merece ser divulgado e preservado. Além disso, queremos selecionar receitas que também poderão ser apreciadas pelos visitantes que vem a Ibirama.”

Delícias como a tradicional torta de queijinho e o Kochkäse, queijo branco cozido, “derretido” e que é que era esfarelado, salgado e fermentado para depois ser frito com manteiga pelos imigrantes alemães, devem estar presentes no livro e retratar a riqueza das tradições germânicas no Alto Vale.

 

Projeto foi apresentado nesta segunda ao prefeito de Ibirama

 

Prefeito de Ibirama garantiu apoio ao projeto | Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

 

O projeto do livro foi apresentado nesta segunda-feira, 26, para o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que elogiou a iniciativa da Udesc e da ADR e garantiu o apoio da prefeitura para a elaboração do livro. “Esse livro de receitas é extremamente interessante porque vamos trabalhar preservando a nossa história com a divulgação do patrimônio natural, casas enxaimel e gastronomia e também com isso estamos trabalhando o turismo, despertando o interesse das pessoas para conhecerem a nossa cidade, então só temos a agradecer.”

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS