quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioTrânsitoUber lança checklist de segurança para motociclistas e ciclistas que utilizam o...

Uber lança checklist de segurança para motociclistas e ciclistas que utilizam o aplicativo

Nova tecnologia se junta a outras ferramentas e conteúdos educacionais para aumentar a segurança dos condutores e prevenir acidentes no trânsito

A Uber anuncia o lançamento de um novo recurso de segurança que visa a ajudar na prevenção de acidentes de trânsito para os parceiros que utilizam moto ou bicicleta. O app passa a reforçar, por meio de um checklist digital, uma série de medidas que fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro, como a utilização de roupa adequada, o uso de capacete para motos, além de relembrar a importância de verificar se o veículo está em boas condições. Isso tudo antes de ficar online e começar as atividades.

O recurso estará disponível para os parceiros da Uber que usam motos e bicicletas na plataforma a partir dessa semana e possui indicações específicas para cada modalidade, como entregas pelo Uber Eats e viagens com Uber Moto. Esse recurso faz parte de uma série de medidas educacionais já feitas pela Uber que visam a segurança viária como, por exemplo, o aviso de ciclovia para quem anda de carro e vídeos com dicas para reduzir chances de acidentes de moto.

 

O recurso estará disponível para os parceiros da Uber que usam motos e bicicletas na plataforma a partir dessa semana e possui indicações específicas para cada modalidade, como entregas pelo Uber Eats e viagens com Uber Moto. Esse recurso faz parte de uma série de medidas educacionais já feitas pela Uber que visam a segurança viária como, por exemplo, o aviso de ciclovia para quem anda de carro e vídeos com dicas para reduzir chances de acidentes de moto.

“A segurança viária é uma das nossas prioridades, especialmente para aqueles que sabemos que possuem uma maior vulnerabilidade, como usuários de bikes e motos, já que utilizam veículos menores no trânsito. Desde que começamos a promover ações para segurança viária, nosso foco tem sido aliar a tecnologia com a orientação educativa, sempre com o olhar de especialistas. Nosso objetivo é que possamos contribuir cada vez mais para um ecossistema de trânsito mais seguro”, afirma Araceli Almeida, gerente de operações de segurança da Uber no Brasil.

Confira abaixo outras ações e recursos da Uber voltadas para a segurança viária:

Vídeos educativos para motociclistas: A Uber desenvolveu uma série de animações com foco na prevenção de acidentes de moto. A iniciativa foi desenvolvida juntamente com especialistas em segurança viária e análise de comportamento. Os temas abordam, principalmente, a direção segura e prevenção de situações que podem levar a um acidente, como o uso correto das setas, respeito à sinalização de trânsito e a conscientização sobre a velocidade limite da via.

Seguro para acidentes pessoais: A empresa possui um seguro para acidentes pessoais para todos que utilizam o app para realizar viagens ou entregas pela plataforma. A cobertura inclui despesas médicas, além de indenização por invalidez ou morte acidental de até 100 mil reais.

Alerta de ciclofaixa: O objetivo é orientar quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo envia uma notificação no final do percurso, orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro.

Podcast de segurança para Uber Moto: Juntamente com especialistas em segurança viária, a Uber trouxe um podcast para os usuários e motociclistas que usam o Uber Moto para se deslocar nas cidades que possuem o serviço. A segurança de todos é o principal tema discutido que visa diminuir os riscos de qualquer tipo de acidente nessa modalidade.

Limitação de horas dirigindo para motoristas: A ferramenta fornece notificações ao motorista quando ele se aproxima do limite de 12 horas online conduzindo o veículo em um único dia. Atingido esse limite, ele é automaticamente desconectado e não pode utilizar o aplicativo pelas seis horas seguintes. O objetivo é diminuir os riscos de um acidente devido ao cansaço do condutor.

Maio Amarelo: a data surgiu após uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 11 de maio de 2011 e, por conta da data da decisão, o mês acabou sendo escolhido para representar o esforço na prevenção de acidentes de trânsito. No Brasil, a Uber utiliza a data para chamar atenção sobre a segurança no trânsito e atitudes de prevenção como, por exemplo, a ação com o goleiro do Athletico (PR) com celular em campo , e o resultado da pesquisa Datafolha sobre bebida e direção

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS