Turbidez na água do Rio Itajaí-Açu compromete tratamento na ETA II, em Blumenau

A unidade está trabalhando com 50% da capacidade, o que pode causar a interrupção do abastecimento. Confira quais os bairros que podem ser afetados.

6192

As fortes chuvas que atingiram Blumenau e Região entre esta quarta e quinta-feira (17/12/20) além de elevar o nível do Rio Itajaí-Açu também causou turbidez na água. Técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau informam que a ETA II está trabalhando com 50% da sua capacidade. O problema está sendo monitorado e existe a possibilidade de interrupção do tratamento de água na cidade.

A turbidez é uma característica física que indica as partículas (em suspensão ou colidais) como areia, restos de folha e até mesmo seres vivos como algas, protozoários e bactérias podendo causar na água, cor, sabor e odor, prejudicando os equipamentos e o tratamento da água.

O Samae Blumenau conta com a colaboração dos blumenauenses para que economizem água neste período. Os bairros atendidos pela ETA II são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.

Por Silvia Regina