Turbidez do rio e alto consumo de água causarão problemas de abastecimento

Segundo o SAMAE, a situação afetou a ETA II, que faz o tratamento da água e abastece 70% de Blumenau.

Foto: divulgação

O alto consumo de água durante a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira (5 e 6/05/22) , esvaziou os reservatórios que estão com o mínimo de sua capacidade.

A ETA II (Estação de Tratamento de Água) está trabalhando com capacidade reduzida em 15%, por conta da turbidez os técnicos precisaram lavar os decantadores duas vezes nesta madrugada. Samae já identificou pontos com problemas de abastecimento e solicita o uso consciente da água enquanto a situação não normalizar.

“Com a alta da turbidez do Rio Itajaí-Açu, o SAMAE de Blumenau teve que diminuir o tratamento de água da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), que atende 70% do município. Essa operação é necessária devido à turbidez da água que traz muitos resíduos, causando alto consumo dos filtros”, disse Eduardo Roste, Diretor de Operações do Samae.

Por isso, as áreas mais altas do município atendidas pela ETA 2 poderão ficar sem abastecimento durante o dia. O SAMAE pede a colaboração de todos no uso consciente da água e a reservação em caixa d’água. Com a diminuição do nível do rio Itajaí-Açu, a situação irá se normalizar nos próximos dias.