domingo, 24 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Túnel vai ser reaberto e registradas novas imagens
- Propaganda -

Túnel vai ser reaberto e registradas novas imagens

16:36

Sylvio-Zimmermann
Foto: Facebook / Divulgação

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, ficou incumbido da missão de buscar mais esclarecimentos sobre a história dos túneis de Blumenau. Serão convocados historiadores e engenheiros para que possam dar a sua opinião sobre o assunto. No jornal do Almoço (RBS TV) desta segunda-feira (12), ele concedeu uma entrevista para o jornalista Joelson dos Santos, falando sobre o assunto.

Ele deixou claro que já foi feito contato com a Odebrecht Ambiental para que o túnel encontrado na Rua Pres. John Kennedy seja reaberto. Mas que esse cronograma ainda será definido.

tunel-R-Pres-John-KennedySobre a possibilidade dele ter uma ligação com o Teatro Carlos Gomes, a princípio não há nada que comprove. O fato dele seguir no sentido da Rua John Kennedy, sendo paralelo ao teatro, a princípio descarta esta hipótese. Dentro do que se conhecia sobre eles, este trecho é considerado algo novo, segundo o presidente da FCB.

A ideia é que se desvendem de uma vez a realidade envolvida nos túneis e descubram a real dimensão e a que locais eles levam. Segundo foi apurado, ele é feito de barro e só a primeira parte tem uma estrutura construída de tijolos. O espaço apertado de 50cm de largura por 1,5m de altura, e a dúvida sobre a segurança do local, deixa a operação muito arriscada para ser feita por uma pessoa.

Para tanto serão produzidas novas fotos e depois amplamente divulgadas. Segundo Sylvio Zimmermann, para fazer esse trabalho será utilizado um equipamento robótico (provavelmente um drone terrestre) que possa explorar e registrar os locais.

Acervo de Oscar Handke
Antiga prefeitura, depois do incêndio. Acervo de Oscar Handke

Mas afinal, porque não existe registro destes túneis. Uma das teorias de Sylvio, é que se houvesse algum, pode ter sido perdido no incêndio da antiga prefeitura, onde fica atualmente a Fundação Cultural. Ele aconteceu no dia 8 de Novembro de 1958, que queimou grande parte da documentação de Blumenau.

Assim como nas obras da Rua Pres. John Kennedy, quando foi feita uma ligação subterrânea da antiga Casa Royal para o Posto, também de sua propriedade (em frente ao Hotel Himmelblau), foi encontrado um túnel. Que coincidência, na rua ao lado. Sylvio disse que conversou com pessoas mais velhas, que chegaram a morar na região e que afirmaram que haveria uma canalização para o Rio Itajaí-Açú. Até aí, tudo são fatos e hipóteses reais. Vamos ao imaginário popular?

Boatos antigos que se juntam a novos

Segundo os boatos, a rede de túneis tem três acessos. Eles seriam nos antigos colégios alemão (Colégio Pedro II), das freiras (Sagrada Família) e também dos padres (Bom Jesus). Um outro, o quarto, poderia estar no Parque São Francisco de Assis, onde uma pessoa afirmou já ter visto uma entrada de um túnel muito antiga, que estava fechada.

Outra história que ouvi, é que eles foram construídos para proteger determinadas famílias poderosas na cidade caso ocorresse uma guerra. Teria até um câmara que poderia abrigar 200 pessoas. O fato é que na época da 2ª Guerra as famílias de origem alemã foram muito perseguidas na região. Teriam feito um esconderijo? Se isso tiver um pingo de verdade, as perguntas que incomodam são: quem, quando e porque.

Na mitologia que cerca o assunto, já ouvi diversas vezes que a coisa é tão secreta e protegida por pessoas poderosas, que quem vai atrás dessa história tem a sua vida ameaçada. Porque? Está no pacote dos mistérios a serem desvendados. Houve uma época em que os maçons eram associados à um poder desse nível. Mas muitas pessoas nem imaginam que até alguns padres já foram (e são) maçons. Aliás, os que eu conheço são pessoas honestas e dignas (Não, eu não sou maçon).

Mas enfim, será que realmente existe alguma coisa, ou não passa de um canal para escoamento de água mesmo? Espero que o prefeito, através de sua equipe e iniciativa, consiga esclarecer esse mistério secular. Assim vai acabar com todos estes boatos que muita gente encara como verdades absolutas. Napoleão será lembrado por isso. Mas que uma lenda urbana é bacana, isso é.

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS