Tubulação obstruída desde 2008 causa alagamentos no bairro Bom Retiro

 

Por Claus Jensen, com fotos de Giovani Vitória

A Rua Hermann Hering, no bairro Bom Retiro, foi uma das vias atingidas pelos alagamentos na noite desta segunda-feira (19/12/16). O problema é mais complexo, mas que o volume de chuvas só agrava: uma tubulação obstruída. O local fica nas imediações de uma pequena ponte na entrada da Rua Teresina, onde há um córrego canalizado e tem esgoto a céu aberto.

Segundo o jornalista e morador da Rua Augusto Otte, Giovani Vitória, a tubulação no local está entupida.“Esgoto correndo a céu aberto no Bom Retiro. Caso de saúde pública e a Prefeitura enrolando para desobstruir a tubulação entupida. Enquanto isso convivemos com alagamentos. Prometeram para 10 de janeiro de 2017, mas estamos implorando por isso desde o ano passado. Lamentável. Compare os alagamentos de dezembro de 2015 com os dá noite passada” escreveu ele em seu perfil de Facebook.

 

Nos fundos, ao lado do prédio, a Rua Tiradentes (onde fica a ECOMAX), onde passa o carro branco a Rua Hermann Hering e de onde a foto é tirada a Rua Teresina.

 

A água é canalizada de um córrego que passa pela Rua Augusto Otte, depois atrás de um prédio na Rua Tiradentes, segue por baixo da Rua Hermann Hering e desemboca no ribeirão Bom Retiro. A Rua Tiradentes é conhecida por sediar a empresa Ecomax, especializada em Diagnóstico por Imagem. Os alagamentos na Rua Hermann Hering são frequentes, mas pioraram depois de 2008.

 

Canalização obstruída impede a vazão normal da água

 

A suspeita é que após a catástrofe, não foi feita a desobstrução do canal, depois de um deslizamento que levou vários pés de eucalipto ao meio da rua. Muito material pode ter ficado preso dentro da tubulação. No ano passado, moradores da Rua Teresina e o proprietário do Assados Bom Retiro, pediram que se buscasse uma solução urgente, porque nesses alagamentos a água geralmente entra nesse comércio.

“O esgoto ficou a céu aberto após a Secretaria de Serviços Urbanos abrir o local para tentar desobstruir. Não conseguiram, deixaram aberto e informaram inicialmente que faria um cronograma especial para abrir a Hermann Hering e trocar a tubulação. Com a definição do cronograma da obra de esgoto, decidiram por conta fazer apenas no dia 10 de janeiro.” lembra Vitória.

 

 

“O problema é que estamos em época de chuvas de verão. Desde aquela primeira vez que vieram abrir, não deu mais uma chuva forte. Com certeza até o dia 10, teremos outros temporais e não dá para esperar até lá. Já tiveram tempo suficiente para comprar a tubulação. O pessoal daqui está muito revoltado com os prejuízos que tem sido causados com esses alagamentos” alerta o jornalista.

 

Rua Hermann Hering, a direita a Tiradentes

[pro_ad_display_adzone id=”106752″]